SP sugere responsabilidade compartilhada no Sisbov

O secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, defendeu hoje a divisão de responsabilidades entre a União e os governos estaduais na questão do sistema de rastreabilidade do gado bovino (Sisbov). Segundo ele, os Estados têm realidades distintas e a responsabilidade compartilhada permitiria aumento da fiscalização.

Sampaio participa de reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri), em Brasília. Ele criticou o fato de os Estados não poderem participar das negociações com os países que importam carne do Brasil. Ele disse que, no caso da União Européia (UE), os governos dos Estados que foram visitados pela missão de veterinários, que deixou o País na semana passada, não podem responder ao relatório que será elaborado em Bruxelas.

Newsletter RD

O secretário criticou, ainda, o atual modelo de rastreabilidade, mas disse que o momento é de “recuperar credibilidade”. “Podemos ter um modelo melhor, que possa ser cumprido, e seja adaptado à realidade brasileira. Mas o momento é de negociar para retomar as vendas”, comentou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes