Após um ano e três meses de espera, sales a cidade de Santo André inaugura neste sábado (21) o Complexo Viário Cassaqüera, obra que interliga as avenidas dos Estados e Giovanni Battista Pirelli. Orçada em R$ 30 milhões, a nova via pretende desafogar o transito do Centro da cidade e ainda dará acesso ao trecho sul do Rodoanel, em construção.
O complexo conta com uma via de quilometro de extensão, quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido e um viaduto de 320 metros, nomeado Salvador Avamileno, em homenagem ao pai do prefeito João Avamileno. Além disso, uma passagem de pedestres e uma ciclovia englobam a obra.
De acordo com o secretário de obras da prefeitura, Ricardo Kondratovich, a estimativa é que circulem pelo viaduto 12 mil veículos por dia. “Haverá placas de sinalização nas avenidas dos Estados e Giovanni Battista Pirelli para que os moradores possam tomar conhecimento do viaduto”, acrescenta.
Com a chegada do Rodoanel a previsão feita pela prefeitura é de que o fluxo de veículos no viaduto deva aumentar para cerca de 19 mil e espera-se que a avenida dos Estados tenha seu volume de tráfego diminuído, devido ao Cassaquera. “Essa obra melhora o transito do centro e facilita para pessoas que vem de São Paulo”, observa o prefeito.
Avamileno aproveita para deixar claro que a entrega desta obra não tem cunho político em ano eleitoral. “Não é uma realização de ano eleitoral como dizem, a ordem de serviço para a construção do Cassaqüera foi assinada desde quando tomei posse em 2005”, declara.
Transporte público
Com o Complexo Cassaqüera, a linha de ônibus T12R, que faz o itinerário Jardim Ana Maria até o centro da cidade terá sua rota ampliada. Será feita a ligação dos jardins Ana Maria e Itapoan, Parque Capuava e Conjunto Alzira Franco II com a região da avenida Giovanni Battista Pirelli.
A partir deste sábado, o T12R terá o Complexo cassaquera como parte de seu percurso. “A mudança deve beneficiar 6 mil usuários que utilizam essa linha e que não precisarão mais pegar dois ônibus”, destaca o prefeito.
Outras duas linhas estão sendo estudadas pela prefeitura. Uma que liga a Cidade São Jorge até o segundo subdistrito da cidade e outra que beneficiará a região carente da Vila Luzita até o hospital da mulher. “O estudo que parte da Cidade São Jorge ficará pronto dentro de quinze dias”, diz Kondratovich.
Continuação
A segunda parte do Complexo Cassaqüera será a ligação da avenida Giovanni Battista Pirelli até a avenida Valentim Magalhães. “Essa é uma obra bem mais cara e difícil, de mais ou menos R$ 50 milhões, porque teria que retirar as famílias que estão alojadas ali, canalizar os córregos e as marginais”, explica Avamileno. Devido a dificuldade da obra e a falta de tempo, o prefeito deixa a cargo da próxima administração julgar se é conveniente continuar o projeto.
Inauguração
A cerimônia de inauguração contará com uma programação especial que terá início às 8h da manhã no paço Municipal de Santo André e término perto do meio-dia no mesmo local. Para a festa houve a parceria com o clube dos Fordinhos e colecionadores de carros antigos para que fosse feita uma carreata até o Complexo Cassaquera. O trajeto seguirá pelas avenidas Perimetral, Santos Dumont e Giovanni Battista Pirelli com escolta da equipe de transito.
No viaduto os participantes do evento poderão acompanhar um ato político com a presença de autoridades por volta das 10h, desfile de carros antigos e motos clássicas a partir das 10h45, queima de fogos e uma revoada de balões por volta das 11h30. (Colaborou Natália Fernandjes)