Preço do minério de ferro pode subir mais de 30%

O preço do minério de ferro pode ter nova alta de até 35% no próximo ano. A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), uma das três maiores mineradoras do mundo, abriu negociações com as siderúrgicas chinesas, responsáveis pelo maior ciclo de alta da mineração mundial desde a década de 70.

A alta dos minerais começou no início de 2003 e não parou desde então. No período, a China multiplicou por duas vezes e meia a produção. Em 2002, segundo dados do Instituto Internacional de Ferro e Aço (IISI), os chineses produziram 182 milhões de toneladas de aço bruto. Este ano, a expectativa é que as siderúrgicas chinesas produzam 480 milhões de toneladas.

Newsletter RD

“Há indicações de que o crescimento da produção de aço da China tem sido menor. Mas essa desaceleração ainda não deve ser suficiente para evitar reajustes pequenos no minério de ferro. Isso deve pode acontecer no próximo ano”, diz Rodrigo Ferraz, analista da Brascan Corretora. A valorização dos ações da Vale do Rio Doce reflete exatamente a expectativa de que a empresa poderá se beneficiar mais uma vez de um novo aumento do preço do minério. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes