Economia européia é diferente da americana, afirma BCE

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou que tem “total respeito” pela decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de cortar os juros, mas ressaltou, que as condições são diferentes na Europa. “Nós temos uma economia diferente, que é a economia da zona do euro, uma situação diferente e um julgamento diferente, neste ponto”, disse Trichet, ressaltando que a turbulência nos mercados financeiros começou nos EUA.

Além disso, ele afirmou que o BCE observa com atenção os comentários das autoridades monetárias relacionados a câmbio. “Eu tenho escutado com muito cuidado, com grande atenção, o que Henry Paulson, secretário do Tesouro, e Ben Bernanke (presidente do Fed) têm dito, afirmando que o dólar forte é interesse dos EUA”, disse. Trichet não fez nenhum comentário sobre a apreciação recente do euro contra o dólar, mas notou que “é importante, o que eu disse” sobre as declarações das autoridades monetárias norte-americanas. O euro tem operado acima do nível recorde de US$ 1,41 nos últimos dias.

Newsletter RD

O presidente do BCE reiterou que a turbulência do mercado não está mudando o cenário básico da instituição de crescimento e inflação, mas destacou que as dúvidas cresceram. “Neste momento, eu só posso dizer que a incerteza aumentou, ainda é provavelmente cedo demais para fazer um julgamento do impacto”, declarou.

Trichet se recusou a discutir sobre taxas de juros antes da reunião do BCE de 4 de outubro, mas disse que “as taxas de juros têm de estar totalmente em linha com nosso mandato de assegurar a estabilidade dos preços”. “Todos sabem que nós somos independentes, que nós somos responsáveis por entregar a estabilidade dos preços”, acrescentou, ressaltando que isso é “essencial em períodos de turbulência”.

As informações de Trichet foram dadas à televisão holandesa RTL na noite de ontem e disponibilizada no site do canal de televisão nesta manhã. As informações são da Dow Jones.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes