Agência faz apelo para que Opep eleve sua produção

A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou que a oscilação nos mercados financeiros reforça a necessidade da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevar sua produção para evitar a alta nos preços da commodity. “Com a volatilidade nos mercados financeiros aumentando e as preocupações sobre a demanda futura de petróleo, a última coisa que a economia mundial precisa é de preços de petróleo mais elevados”, disse a AIE em seu relatório mensal divulgado hoje. “Um abastecimento insuficiente do mercado nesse contexto pode gerar riscos consideráveis.”

A agência informou que a oferta global de petróleo foi inferior à demanda em julho, apesar de a produção ter aumentado em 1,1 milhão de barris diários, para 85,3 milhões de barris diários. Segundo ela, a alta em julho na produção dos países que não pertencem à Opep poderá ser temporária, pois fatores de manutenção e sazonais devem revertê-la em agosto e setembro. A AIE manteve as suas previsões para o consumo mundial de petróleo em 86 milhões de barris diários em 2007 (1,8% acima de 2006) e de 88,2 milhões de barris em 2008 (2,5% acima de 2007).

Newsletter RD

Produção nacional

Sobre o Brasil, a agência cortou em 5 mil barris diários sua previsão para a produção nacional de petróleo neste ano e a reduziu também em 25 mil barris diários para 2008. Mesmo assim, observou a agência, o Brasil “continua sendo um dos principais colaboradores para o crescimento da oferta global de petróleo entre os países que não pertencem à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Segundo a AIE, o País deve elevar em 130 mil barris diários sua produção em 2007. Em 2008, o aumento deverá ser de 275 mil barris diários, levando a produção total de petróleo a uma média de 2,13 milhões de barris diários. Além disso, a produção de gás natural liquefeito do Brasil deverá atingir 90 mil barris diários em 2008, e a de etanol 360 mil barris diários. O consumo médio do Brasil em 2007, segundo a AIE, deverá ser de 2,30 milhões de barris diários. No próximo ano, ele deve aumentar para 2,36 milhões de barris.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes