Hubner: não há risco de apagão no curto e longo prazos

O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, garantiu hoje que não há risco de desabastecimento de energia no curto, médio e longo prazos. Segundo ele, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que se reuniu hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, traçou vários cenários nos quais estabelece as ações previstas para garantir o abastecimento de energia no País.

O primeiro cenário, disse ele, é de curtíssimo prazo, até o final de 2008. Ele afirmou que, nesse período, não há necessidade de construção de nenhuma nova usina, mesmo considerando períodos de seca. “Neste mais curto prazo, a questão é apenas gerenciar os ativos já existentes e chegaremos com tranqüilidade até o final de 2008”, disse.

Newsletter RD

Hubner informou ainda que, nos próximos três a cinco anos, o ministério ainda terá leilões de usinas hidrelétricas a serem realizados, mas também garantiu que não há risco de desabastecimento até 2011.

Longo prazo

Para o período de longo prazo, explicou, foi considerado o período a partir de 2011 e dois cenários foram traçados. O primeiro, menos otimista, prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4% e uma taxa média de expansão do mercado energético de 4,8% em 2011. O segundo cenário prevê um crescimento do PIB de 4,8% e uma taxa média de expansão do mercado energético de 5,5%.

Mas o ministro garantiu que os investidores não precisam se preocupar com a oferta de energia no longo prazo. “Só se nós formos completamente incompetentes”, afirmou Hubner. “Todos que estiverem ligados a um distribuidor não têm risco e nós temos procurado conversar mais de perto com os consumidores livres”, explicou.

Hidrelétricas

O ministro de Minas e Energia informou que, no longo prazo, a prioridade do governo são as hidrelétricas. “Queremos ter a hidreletricidade como base de expansão da nossa matriz porque é uma fonte mais barata e mais limpa do ponto de vista ambiental”, argumentou. Ele disse que, uma vez amortizado o investimento de uma hidrelétrica, a sua energia é mais barata.

Ele informou que na reunião de hoje do CNPE foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um cronograma de estudos para a construção de novas usinas a partir de 2010. “Apresentamos um programa do que poderia ser colocado no mercado em leilões com base nestas usinas hidrelétricas”, disse. Segundo Hubner, a idéia é ter um estoque de usinas para que a cada ano seja possível escolher o melhor empreendimento a ser ofertado em leilão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes