Mantega: País trabalhará no G-20 contra câmbio chinês

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Brasil vai trabalhar no âmbito do G-20 (grupo com 20 países em desenvolvimento) a questão do câmbio artificialmente desvalorizado na China. Ele não respondeu se o Brasil, em algum momento, vai ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o gigante asiático por conta da política cambial daquele país.

“Se outras economias praticam taxas de câmbio artificialmente desvalorizadas, nós ficamos em desvantagem”, disse em entrevista coletiva à imprensa após audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados.

Newsletter RD

Mantega afirmou que o secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, instigou o Brasil a endurecer nesta questão do câmbio chinês, que vem sendo abordada pelos Estados Unidos já há algum tempo. “É interessante para o Brasil que haja valorização no câmbio chinês”, disse Mantega, ao explicar que uma alta de 30% no yuan colocaria os produtos brasileiros em pé de igualdade com os chineses.

O ministro disse que vai fazer um discurso mais incisivo cobrando mudanças na política cambial chinesa na reunião do FMI marcada para outubro próximo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes