Governo veta estatais em leilão das usinas do Madeira

A concessão das hidrelétricas do Rio Madeira (Santo Antônio e Jirau), que ainda aguardam a licença ambiental, teve uma reviravolta ontem. Em evento em São Paulo, o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, anunciou que as estatais federais – leia-se Eletrobrás – estão proibidas de participar do leilão do complexo, de 6.500 megawatts (MW), a ser construído em Rondônia. Após a licitação, as estatais e o BNDESPar poderão entrar como sócios estratégicos.

A notícia provocou burburinho entre os 370 participantes do seminário O empreendimento do Rio Madeira: o aproveitamento hidrelétrico de Santo Antônio, promovido pela Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib). Isso porque a Furnas Centrais Elétricas, subsidiária da Eletrobrás, formou consórcio com a construtora Norberto Odebrecht para disputar as usinas. As duas empresas são responsáveis pelo projeto de viabilidade econômica, social e ambiental do complexo, que já consumiu R$ 150 milhões.

Newsletter RD

A justificativa para a mudança é atrair mais investidores. Segundo Hubner, foi uma decisão de todo governo. Até hoje, quase todos os grandes empreendimentos hídricos do País tiveram a participação de estatais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes