Compras devem ser bem planejadas para impedir desperdício

Fazer um planejamento antes de sair de casa é essencial para evitar desperdício principalmente nessa época do ano quando muitas pessoas esquecem de fazer uma relação do que precisa e enchem o carrinho ao chegar no supermecado. As ofertas atraem os consumidores que muitas vezes leva o produto para casa e aproveita. Segundo a economista doméstica Teresa Cristina dos Santos, saber a quantidade de pessoas que serão servidas é essencial para não adquirir os alimentos em excesso. “O ideal é comprar de acordo com o que será consumido”, ensina.

O Brasil é um dos principais países do mundo que tem alto índice de desperdìcio. Pesquisas mostram que 60% do lixo de São Paulo é orgânico, ou seja, 39 mil toneladas de alimentos são jogadas fora todos os dias. O montante desperdiçado é suficiente para alimentar, diariamente, 19 milhões de pessoas servindo as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).

Newsletter RD

Ao comprar hortifruti a recomendação é escolher alimentos firmes, sem manchas e furinhos. As folhas verdes devem ter cores firmes. A higienização também é essencial para prolongar a durabilidade. Ao chegar das compras os alimentos devem ser lavados em água corrente e colocá-los de molho em água com cloro (1 colher de cloro para 5 litros de água) e depois depositá-los na água ácida (2 colheres de vinagre ou 2 colheres de suco de limão ). “Fique atento em relação às embalagens e datas de validade”, explica a economista doméstica.

Na hora de preparar as receitas, os cuidados devem ser intensificados para impedir as sobras de alimentos. Para conservar vitaminas e sais minerais, a opção é cozinhar os legumes inteiros com cascas em pouca água e em fogo brando. A água em que os alimentos foram cozidos pode ser aproveitada para o preparo de sopas, molhos e arroz. “Cortar hortaliças somente na hora de usá-las evita perdas de vitaminas pelo ar”, relata Teresa.

Abaixo segue uma receita aproveitando as sobras aves.

Torradinhas crocantes com sobras de ave

Ingredientes:

1 xícara ( chá ) de sobras de ave desfiada (pode ser peixe também); 2 xícaras ( chá ) de maionese; 2 pãezinhos amanhecidos; salsinha e cebola a gosto; sal e queijo para polvilhar

Preparo

misture todos os ingredientes, menos o pão e o queijo ralado. Corte o pão em fatias, cubra-as com a mistura, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por alguns minutos. Rendimento: cinco porções.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes