ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Projeto de lei vai exigir cadastro em ferros-velhos de SP

A Prefeitura de São Paulo está preparando um projeto de lei que exigirá dos proprietários dos comércios de sucata e ferros-velhos cadastro obrigatório dos fornecedores e compradores destes materiais. O texto está em fase final de elaboração. Ao mesmo tempo, shop com o objetivo de coibir o furto de cabos e fios de cobre e alumínio, a Subprefeitura de Itaquera, na zona leste da cidade, realizou ontem mais uma rodada da Operação Blecaute, visando fiscalizar ferros-velhos e comércios de sucata da região.

Formada por 60 pessoas da Subprefeitura Itaquera, Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Eletropaulo, Sabesp, Telefônica, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e polícias Civil, Militar e Ferroviária Federal, a força-tarefa vistoriou 10 estabelecimentos, todos notificados por falta de alvará. Os proprietários têm cinco dias para apresentar a documentação. Caso não cumpram o prazo, serão autuados e obrigados a encerrar as atividades num período de 30 a 90 dias.

Newsletter RD

Foi a terceira ação da Operação Blecaute em menos de uma semana. Nos dias 22 e 23 de agosto, 14 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais seis foram interditados. Duas pessoas flagradas com ligações clandestinas de água foram conduzidas à polícia. Dados do Ilume apontam que Itaquera é a região da cidade recordista no furto de fios e cabos. A força-tarefa é um modelo de fiscalização desenvolvido pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras que será implantado em toda a cidade. O balanço dos três dias da Operação Blecaute será avaliado e a partir daí novas ações poderão ser feitas na área nos próximos dias.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes