Rota do Peixe é opção gastronômica em São Bernardo no feriado da Páscoa

No Festival, os estabelecimentos são agrupados nas rotas de acordo com sua especialidade (Foto: Divulgação)

A Rota do Peixe é opção de roteiro gastronômico para moradores e turistas de São Bernardo do Campo no feriado da Páscoa, de sexta a domingo (3 a 5). Durante a Semana Santa, quando os fiéis se abstêm do consumo de carne vermelha, os estabelecimentos que fazem parte da Rota, muitos deles no Riacho Grande, registram aumento na demanda, tanto para os pratos prontos quanto para os produtos frescos.

Grande parte do comércio envolvendo a Rota do Peixe está localizada no entorno da Represa Billings, na área da Serra Mar. Em função disso, muitos turistas aproveitam a ida a um dos restaurantes para apreciar a beleza natural da Mata Atlântica, ainda presente na região.

Newsletter RD

Especializado em peixe, o restaurante Praiano, no Riacho Grande, oferece variedade de pescados e, nesta semana, já contabiliza aumento no movimento de 10% a 20%. Mas é na Sexta-Feira Santa que o feriado religioso incrementa ainda mais os negócios: o volume de clientes nessa data é o segundo maior do ano, perdendo apenas para o Dia das Mães.

De acordo com Robson Sanches de Souza, sócio-proprietário da casa, a expectativa é de que passem por lá cerca de 700 clientes no período. Em geral, o estabelecimento recebe, no fim de semana, aproximadamente 400 pessoas.

No Praiano, além do abadejo, especialidade da casa, também o bacalhau entra na lista dos mais pedidos no período. A tilápia, no entanto, é a campeã nos bares e restaurantes do Riacho.

Festival

A Rota do Peixe faz parte do Festival Rotas dos Sabores, evento gastronômico realizado na cidade em outubro. No Festival, os estabelecimentos são agrupados nas rotas de acordo com sua especialidade, e não em função de sua localização.

Além da Rota do Peixe, a cidade conta com as rotas do Frango com Polenta; dos Petiscos e Aperitivos; da Comida Típica; das Padarias e Confeitarias; e das Pizzarias e Pastelarias.

O Festival não tem caráter competitivo, mas inclusivo, já que participam grandes estabelecimentos e pequenos negócios, desde que legalizados.

A cada ano o Festival Rotas dos Sabores vem se consolidando dentro do calendário de eventos de São Bernardo. Prova disso é o aumento da participação de estabelecimentos na Rota do Peixe: em 2012 e 2011, com 11 participantes; em 2013, com 13; e, em 2014, com 22. No ano passado, a adesão ao Festival superou as expectativas, com 203 participantes, cerca de 90% a mais em relação ao ano anterior.

O Festival Rotas dos Sabores é promovido pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET). A iniciativa foi criada dentro do Arranjo Produtivo Local (APL) de Restaurantes, Bares e Afins, instância formada por representantes do setor público, sindical e empresarial e que formula políticas e ações para fortalecer o setor.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes