
Desde que foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das 39 cidades do País que receberão novos cursos de medicina, Mauá passou a ser alvo de interesse de alguns dos principais grupos de educação brasileiros.
Universidades como São Judas, Anhanguera e Mackenzie já demonstraram interesse em formar médicos na cidade e aguardam o edital ser lançado pelo MEC para oficialmente entrar na disputa.
Essa briga de pesos-pesados vai contar com um concorrente que, apesar de ser menor, está confiante que tem condições de sair vitorioso. É o Colégio Renil, que há mais de uma década atua em Mauá oferecendo cursos técnicos, principalmente na área da Saúde, como Enfermagem.
Edital e diferenciais
O edital que o MEC vai lançar tem como objetivo definir qual instituição de ensino será responsável por ofertar o curso de medicina em Mauá. Já está determinado que serão 60 vagas disponíveis. Apenas uma instituição poderá ser escolhida.
O Colégio Renil aposta em uma vantagem que nenhum concorrente tem: já possui um prédio novo, quase finalizado, pensado sob medida para abrigar a faculdade de medicina.
“Nossa vantagem é que estamos com o prédio praticamente pronto. Construímos 4 mil metros. Vamos participar assim que o edital for lançado, com o objetivo de ser uma das concorrentes e possivelmente vencer e ter a honra de sediar a primeira faculdade de medicina de Mauá”, afirma o diretor do Colégio Renil, Paulo Roberto Amianti, em entrevista ao RD.
O Renil aposta ainda em outro diferencial, que é o fato de ser uma instituição de ensino genuinamente da cidade, ao contrário das universidades concorrentes. A expectativa é que o edital do MEC seja elaborado de uma forma que valorize essa característica.
“Na área de Enfermagem o Colégio Renil já é uma referência em ensino técnico. No ano passado recebemos um prêmio da Abese (Academia Brasileira de Especialistas e Enfermagem) que nos colocou entre as melhores instituições de ensino técnico no Brasil”, afirma Amianti. “Esses diferenciais nos gabaritam a concorrer nesse edital em pé de igualdade com os possíveis concorrentes que possam a vir a disputar”.
Não há previsão de quando o edital será publicado pelo Ministério da Educação.
Histórico
O Colégio Renil iniciou as atividades há 12 anos, originalmente com o nome de Colégio Roman. Passou de 58 alunos naquela época para quase 2 mil hoje. Possui 15 cursos, está instalado em um prédio de 5 andares e tem 22 salas de aula.
A instituição de ensino fica na rua Luiz Lacava, no centro de Mauá. O prédio que poderá abrigar a futura faculdade de medicina está sendo construído ao lado do colégio.