ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

ABC terá Prêmio Prefeito Celso Daniel

“Nossa busca é construir o conceito e aplicar políticas públicas integradas”, reitera Luiz Silvério.

Prestes a completar 10 anos de atuação, a Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades, da Universidade Metodista, em São Bernardo, está na dianteira de uma articulação que visa instituir o prêmio em homenagem ao ex-prefeito de Santo André.

Em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a própria Metodista, a Cátedra vai premiar as melhores políticas públicas integradas do Estado de São Paulo.

Newsletter RD

O primeiro passo já foi dado que é a aceitação entre as sete cidades do ABC por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. “Queremos que isso aconteça a partir de 2014. Teremos um comitê de especialistas que irão avaliar os melhores cases”, afirma Luiz Silvério, coordenador da Cátedra.

Dez anos

O prêmio é uma das novidades da Cátedra que completa 10 anos de atuação em novembro. Parta celebrar a data, uma cerimônia está agendada para o dia 12, com prefeitos, vereadores, especialistas e integrantes do Ministério das Cidades, a partir das 19h30, no Salão Nobre da Metodista. Em 2003, quando a Cátedra foi instituída, o próprio ministro, à época, Olívio Dutra, participou do pontapé inicial.

A Cátedra presta serviços de consultoria aos gestores públicos a toda comunidade que tenha interesse no assunto por meio do curso de Gestão de Cidades. A equipe que atua no escritório da Cátedra conta com 15 pessoas, que focam o ensino, pesquisa e extensão. “Nossa busca é construir o conceito e aplicar políticas públicas integradas”, reitera Luiz Silvério.

A instituição tem papel fundamental na reflexão e construção de conhecimentos, acerca da cidadania, governança local-regional e da sustentabilidade econômica e social. O comitê executivo da Cátedra, formado por docentes de diversas áreas do saber da universidade, atua na proposição, discussão e elaboração de projetos, na área de extensão ou de pesquisa, que possam corroborar com o seu papel.

Entre os principais projetos desencadeados pela Cátedra está a formação de leigos em Gestão de Cidades. O ingresso no curso é por meio de vestibular. Além disso, tem sido palco de seminários e palestras. Luiz Silvério fica no cargo até o início do próximo ano como coordenador, mas pode ser reconduzido ao posto.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes