
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Mauá, participou nesta quarta-feira (07/10) de uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação para os professores coordenadores pedagógicos (PCPs) das escolas municipais. Durante o encontro, a empresa detalhou o funcionamento do programa Olho Vivo, iniciativa que incentiva a coleta e a destinação ambientalmente adequada do óleo de fritura usado.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a empresa Lirium Reciclagem Ambiental, o programa mantém atualmente pontos de coleta ativos nas 48 escolas municipais e conveniadas de Mauá.
Além da arrecadação do resíduo, o Olho Vivo faz parte de diversas atividades pedagógicas realizadas pelas escolas e promove ações de educação ambiental voltadas à comunidade, com atividades educativas sobre saneamento, preservação ambiental e uso consciente dos recursos naturais.
De acordo com Cristian Barbosa, coordenador de Comunicação e Sustentabilidade da BRK, o projeto alia educação ambiental e sustentabilidade. “O Olho Vivo é um projeto sustentável que promove a conscientização da população e o incentivo a práticas mais responsáveis no dia a dia”, afirma.
O descarte inadequado de óleo de cozinha pode causar obstruções, extravasamentos e retorno de esgoto em vias públicas e imóveis. A rede coletora é projetada para transportar os efluentes gerados por residências, escolas, comércios e indústrias, provenientes de banheiros, pias e tanques.
Para Viviane Ferrareto, coordenadora de Educação Básica da Secretaria de Educação de Mauá, o programa contribui para ampliar a conscientização ambiental entre estudantes, educadores e famílias. “O programa é fundamental na formação dos nossos alunos, profissionais da educação e familiares. Por meio das atividades realizadas pelas escolas, sensibilizamos toda a comunidade para refletir sobre as pequenas atitudes que podem fazer a diferença na construção de um meio ambiente mais preservado”, destaca.
A concessionária ressalta ainda que todos os pontos de coleta participantes recebem certificação mensal da Lirium Reciclagem Ambiental, que comprova a destinação adequada do resíduo.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
