São Bernardo sedia evento para apoio de cuidadores, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde (Fotos: Johnn Menezes/PMSBC)
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde de São Bernardo realizou na sexta-feira (18/9), no Parque Raphael Lazzuri, o encontro ‘Primavera do Cuidado – Florescer para cuidar’, atividade especial voltada a cuidadores de pacientes acompanhados pelo serviço e realizada em um espaço de convivência, acolhimento e promoção da saúde. Diferente da rotina habitual de atendimento domiciliar, desta vez o foco foram pessoas que diariamente se dedicam ao cuidado do outro.
Assistente social do SAD, Alexandra Dantas de Figueiredo, relatou que muitos cuidadores são familiares de pacientes e, frequentemente, os únicos responsáveis pelos cuidados. “Eles estão sempre envolvidos no cuidado diário dos seus pacientes e, em muitos casos, assumem essa função sozinhos, o que gera uma sobrecarga emocional e física”, explicou.
O objetivo da iniciativa foi proporcionar um momento de pausa para esses cuidadores, para que pudessem se desconectar da rotina intensa e dedicar um tempo para si próprios. “Nenhum cuidador pode oferecer um cuidado de qualidade se não estiver bem consigo mesmo. Estar equilibrado é fundamental para que o cuidado seja mais leve e eficaz”, afirmou Alexandra.
A programação contou com atividades conduzidas pelo profissional de Educação Física da rede municipal de saúde, Nilo Costa de Souza, que atua há mais de 10 anos na UBS Vila Marchi. A proposta envolveu exercícios de coordenação motora, percepção corporal, alongamento, mobilidade e fortalecimento muscular dentro dos limites e condições de cada participante.
Nilo destacou a importância da integração entre a Atenção Primária e o SAD ao reforçar que a parceria amplia o olhar para o paciente e sua família, o que fortalece uma rede de cuidados mais integrada e próxima das necessidades da população. “A atenção à saúde não deve se limitar ao paciente acamado, mas incluir quem está ao seu lado diariamente. O cuidador é peça-chave no processo e precisa ser contemplado nas ações de promoção e prevenção em saúde”, pontuou.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Para a cuidadora Deise Vieira de Barros, moradora do bairro Demarchi, momentos como esse são essenciais para compartilhar experiências com outras pessoas que vivem uma rotina semelhante. Ela cuida da mãe, Cecília Vieira de Barros, há cerca de dois anos e deixou o trabalho para se dedicar integralmente à função.
“É muito importante, porque a gente está cuidando sempre, todo dia. Mas também precisa desse carinho, desse acolhimento, desse cuidado e dessa troca. A gente vê que está todo mundo passando pela mesma coisa”, contou Deise, que participa pela terceira vez de um encontro de cuidadores.
Para ela, sair da rotina e participar das atividades ajudam a recuperar a disposição para continuar os cuidados em casa. “Quando venho, é como se recarregasse as energias. Você volta com mais ânimo para continuar na rotina, que não é fácil. É um momento de descontração e troca”, relatou.