
O rapper, poeta e educador Arnaldo Tifu, de Santo André, apresenta “Felas D’uma Figa”, seu mais novo álbum. O trabalho transforma em música histórias inspiradas em vivências reais e marca o início de uma trilogia que dialoga com astrologia, ancestralidade e autoconhecimento.
O título nasceu de um jargão que acompanha o artista há anos. A grafia “Felas”, com L, homenageia a genialidade e o legado revolucionário de Fela Kuti, enquanto a “figa” representa proteção, fé e espiritualidade. A proposta é que o álbum seja mais do que uma coleção de músicas: um verdadeiro patuá para acompanhar quem o escuta.
A faixa que dá nome ao disco abre com a mensagem: “Valorize a vida. Quer um conselho? Viva.” A partir desse convite, Arnaldo Tifu percorre temas como saúde mental, fé, trabalho, ancestralidade negra, autoestima, filosofia, técnica do rap e reflexões sobre a indústria da música brasileira.
Entre os destaques do álbum estão “Só Vai”, primeiro single que abriu caminho para o projeto, e “Patuá”, parceria com Tulinho, que aborda proteção, espiritualidade popular e a força da fé. O repertório também inclui críticas sociais em “Escala 6×1 Anula”, sobre a rotina do trabalhador brasileiro, e “Diamante”, que reflete sobre valores que não podem ser comprados.
Na música, o artista reafirma uma trajetória iniciada em 1997, marcada pelo compromisso com a cultura hip-hop e a educação. Além da carreira musical, desenvolve projetos como RAPterapia, Poesia Urbana, Hip Hop PULSA e Brincando de Rimar, que utiliza a arte como instrumento de transformação social.
Com participações de Ieda Hills, Tulinho (Banca do Loco) e Malokero Anônimo, foi gravado no Estúdio EKORD, produção de Dj B8, arte gráfica e designer por Denis Freitas , Felas D’uma Figa consolida uma fase madura da carreira de Arnaldo Tifu e une identidade, consciência e musicalidade em um trabalho que convida o público a refletir sobre a vida, as raízes e o futuro.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
