
Os alunos do Conecta São Bernardo, que estão na Irlanda para um intercâmbio gratuito de um mês, deram um show na quarta-feira (15/7) no teatro da Technological University of the Shannon (TUS), na cidade irlandesa de Athlone. O grupo, formado por 12 dos 30 estudantes, conquistou o primeiro lugar no Talent Show, evento que reuniu apresentações artísticas de alunos da Itália e da Espanha.
Além da vitória no canto coral, o município também se destacou com Heitor Victório Denardi, aluno da ETEC Lauro Gomes, que propôs um desafio de digitação e recebeu uma medalha de participação por apresentar um talento diferente ao digitar 85 palavras por minuto.
Os 30 estudantes do Ensino Médio da rede pública do município que estão na Irlanda integram o segundo grupo beneficiado pelo programa de intercâmbio internacional gratuito criado em 2025.
Os alunos embarcaram para um período de 30 dias no campus da universidade no dia 4 de julho e têm retorno previsto para 4 de agosto. Até lá, farão imersão na língua inglesa, participarão de atividades culturais e educacionais no campus e nas cidades próximas e interagirão com estudantes de outros países.
No show de talentos, coube a Emilly Victória de Almeida Baccon assumir o microfone e liderar o grupo na apresentação da música Imperfeito, da cantora gospel Rayssa Andreoli, de quem é fã. Apesar de nunca ter feito aulas de canto, o microfone não é novidade para ela, que canta na Igreja Evangélica Missionária Pentecostal Nova Aliança, na Vila São José, desde os 5 anos. Ela diz que foi um desafio atuar como vocalista, mas que, no fim, deu tudo certo.
“Resolvemos formar um coral para participar do show de talentos e ensaiamos por dois dias. Quando recebemos o primeiro lugar, ficamos muito felizes, pois queríamos representar São Bernardo e o Brasil. Foi um grande desafio. Eu canto na igreja, mas nunca tinha participado de um coral. Era um sonho viver algo assim, e ele se realizou”, contou a aluna do 3º ano da EE João Ramalho.
Empenho
Yasmin Alves de Faria, aluna do 2º ano da EE João Ramalho, participou do coral dos “conectados” de São Bernardo, que conquistou o primeiro lugar na avaliação dos jurados do Talent Show. Segundo ela, a decisão de formar o grupo foi tomada na segunda-feira (13), e logo fizeram a inscrição para a competição, realizada três dias depois. O pouco tempo exigiu empenho e organização para dividir as vozes e preparar uma boa apresentação, apesar dos apenas dois dias de ensaio. O esforço deu resultado e surpreendeu quem correu contra o tempo.
“Ficar em primeiro foi incrível, porque nos organizamos muito rápido. Foi também um momento muito bom porque pudemos compartilhar essa aprendizagem uns com os outros e fazer algo de que gostamos muito, que é cantar. Estávamos um pouco apreensivos e ansiosos para a apresentação”, contou. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento e orgulhosos por representar o nosso país, a nossa cidade e mostrar o nosso talento”, comentou em mensagem de áudio.
Além das vocalistas Emilly e Yasmin, o coral dos “conectados” contou com João Victor Dias Ribeiro, Nubia Faustino Marcelino, Gabriela Tavo da Silva, João Victor Nogueira de Freitas, Heloisa de Souza Rodrigues, Gabrielly Silva de Andrade Santos, Karol da Silva Gomes, Giovana Amabile Pontes Ribeiro, Ana Jéssica Nascimento Carvalho e Ryanna Rafaella Bruno da Silva.
A competição musical de quarta-feira (15) integrou a programação diária do intercâmbio, que se estende até o início de agosto, com aulas de inglês pela manhã e atividades extras à tarde e à noite, tanto no campus da universidade quanto nas cidades de Athlone, Dublin e Galway, além de visitas a pontos turísticos e históricos.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
