Novo percurso liga trilhas do ABC à Serra do Mar e amplia o cicloturismo e o turismo de natureza na região (Foto: divulgação)
O ABC promove no domingo (21/06), a partir das 9h30, o lançamento da Ciclorrota da Mata Atlântica. A atividade marca os 12 anos de criação do Caminho do Sal, iniciativa desenvolvida pelos municípios de Santo André, São Bernardo e Mogi das Cruzes.
Atualmente, o Caminho do Sal integra a Rota da Madeira, que envolve Santo André, Mogi das Cruzes e Suzano; os Caminhos do Padre Capra, entre Santo André e Rio Grande da Serra; e os Caminhos do Capivary, em São Bernardo, que se conecta à Trilha Interparques de São Paulo. Juntas, essas iniciativas formam uma rede regional de trilhas que interliga unidades de conservação e valoriza o patrimônio ambiental da região.
O percurso de lançamento terá cerca de 17 quilômetros, com saída da Vila de Paranapiacaba, em Santo André, em direção a Mogi das Cruzes, com retorno ao ponto inicial. O trajeto tem duração estimada de quatro horas e busca estimular o cicloturismo e o turismo peregrino no ABC.
A iniciativa é desenvolvida pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e pela Rede Paulista de Trilhas, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, da Fundação Florestal do Estado de São Paulo e do Ministério do Meio Ambiente, além das prefeituras da região e do Consórcio ABC.
Serviço
12 anos do Caminho do Sal e lançamento da sinalização da Ciclorrota da Mata Atlântica
Data: domingo (21), às 9h30
Ponto de encontro: Praça do Antigo Mercado
Endereço: avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, Vila de Paranapiacaba, Santo André