
A CPTM publicou no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (08/06) o aviso para o seu segundo leilão de materiais inservíveis de 2026. Com a expectativa de arrecadar R$ 3 milhões, o certame está agendado para o dia 23 de junho, às 10h.
O edital está aberto para a participação tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, e os interessados podem consultar as regras e detalhes dos lotes nos sites: (sis.cptm.sp.gov.br/Licitacoes/Licitacao/Pesquisar) e da leiloeira oficial (siteleiloes.com.br).
Ao todo, a companhia disponibilizará 54 lotes de componentes que perderam a utilidade operacional para o sistema ferroviário, mas que possuem alto valor de reaproveitamento industrial. Entre os principais itens ofertados estão dormentes de madeira, trilhos, sucata ferrosa de via permanente de pequeno e grande volume, sucata de aço e ferro miúda, além de sucata de cobre e materiais operacionais diversos, tais como reatores, compressores, chaves seccionadoras e isoladores.
Os leilões da CPTM desempenham um papel estratégico duplo para a empresa, atuando diretamente como uma importante fonte de receita não tarifária e reforçando as diretrizes de responsabilidade ambiental da companhia. O processo assegura a destinação final ambientalmente adequada de toneladas de materiais que, ao serem adquiridos por outros agentes do mercado, são reinseridos na cadeia produtiva. Essa prática otimiza o uso de recursos naturais, reduz o impacto ambiental das operações ferroviárias e fortalece os conceitos da economia circular.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
