Marina: governo prepara plano contra aquecimento global

A ministra do Meio Ambiente, medicine Marina Silva, ed antecipou hoje que o governo está preparando um plano para enfrentar as mudanças climáticas, ainda sem nome definido, e que deverá ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos 90 dias. Ela ainda disse que o relatório do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC) revela a “dramaticidade” no impacto ambiental e reforça a necessidade de um esforço mundial para combater o aquecimento global.

Segundo a ministra, nenhum país ainda “fez seu dever de casa”. Mas o Brasil, segundo ela, tem feito grande esforço. Ela citou o fato de o País ter 45% de sua matriz energética limpa, enquanto os nações ricas têm apenas 6% e os países em desenvolvimento 13%. Marina também mencionou a preocupação do Brasil em enfrentar o desmatamento, além do incentivo aos biocombustíveis.

Newsletter RD

“O Brasil já começou a fazer seu esforço tanto é que o desmatamento está caindo. Entre 2005 e 2006 houve queda do desmatamento de 51% na Amazônia e de 75% na Mata Atlântica.” Marina salientou ainda o pioneirismo do Brasil em relação aos biocombustíveis. “Não queremos ser a Opep dos biocombustíveis, mas certamente o Brasil poderá colaborar, inclusive em relação à tecnologia”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes