A Prefeitura de Santo André resolveu fazer neste ano uma exposição diferente. Ao invés de arte, carros batidos e o alerta sobre ações incorretas que podem levar à acidentes fatais. Ao RDtv, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, ressaltou a necessidade de não só apostar na educação como forma de conscientizar, mas investir na cidade para conseguir pacificar o trânsito.
A proposta para colocar carros batidos em pontos estratégicos da cidade, com outdoors que indicavam o acidente que causou tal prejuízo, foi pensado há três meses e buscou uma nova forma de chamar a atenção dos motoristas.
“Causar-se, muitas vezes, até ojeriza. Porque a pessoa vê ali, observa o veículo capotado, já com a identificação de que ali houve uma vítima fatal, isso causa um certo impacto e, efetivamente, a gente acredita que tem um efeito pedagógico com relação às pessoas que são motoristas, também pedestres e assim por diante. E foi a partir daí que a gente teve essa sacada e começamos a dialogar com o Detran, com o pessoal da comunicação da Prefeitura, com todo o nosso time da mobilidade, para a gente fazer algumas ações que realmente desse esse impacto.”, explica.

Cicote ressalta que investimentos em mobilidade também buscam pacificar este trânsito, como a Faixa Azul para motociclistas. “A gravidade dos acidentes tem diminuído gradativamente quando a gente tem aí a utilização da Faixa Azul nessas vias que a gente já implementou. Então, por exemplo, ali na avenida Prestes Maia, ali era o local de constante acidente de motociclista. Naquele local a gente já identificou que reduziu bastante e principalmente os acidentes de maior gravidade.’, diz.
Outro ponto são as blitz que estão apreendendo veículos que estão irregulares. O secretário ressalta que a maioria dos motoristas que são averiguados não contam com qualquer problema grave, mas as ações também são aproveitadas para falar de outros temas como o uso do cinto de segurança e os limites de velocidade.
Aliás, um dos desafios está no combate aos rachas. “Já havia ali dezenas de denúncias com relação ao racha. Então, foi quando a Polícia Militar, junto com a nossa gloriosa Guarda Municipal, nosso agente de trânsito, fizemos uma ação de inteligência para que a gente conseguisse aprender esses veículos de racha constante. E aí nós aprendemos mais de 30 veículos, muitos deles totalmente irregulares, e a gente acabou tendo um grande sucesso nessa ação.”.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
