
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em parceria com o INIADS Brasil – Instituto Nacional por IA com Direitos Sociais, promove a I Conferência Nacional por Inteligência Artificial com Direitos Sociais, que será realizada nos dias (02/10) e (03/10) em São Bernardo, nas sedes da entidade sindical e da Universidade Federal do ABC (UFABC).
A conferência tem como objetivo discutir os efeitos da inteligência artificial sobre o emprego, a organização sindical, a proteção social e os direitos humanos, reunindo especialistas, representantes de movimentos sociais e lideranças sindicais de diversas regiões do país. A iniciativa reforça o protagonismo histórico dos Metalúrgicos do ABC na articulação de debates estratégicos para o futuro do trabalho, da indústria e da democracia brasileira.
A programação tem início na quinta-feira, (02/10), às 15h, na sede do Sindicato com a recepção aos inscritos e uma mesa de abertura composta por nomes de destaque no cenário sindical e institucional: Moisés Selerges, presidente dos Metalúrgicos do ABC; Adriana Marcolino, diretora técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos); Gheorge Vitti, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC; Aroaldo Oliveira, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; e José Vital, do INIADS Brasil. Essa abertura marca a construção coletiva do evento e o compromisso das entidades envolvidas com uma inteligência artificial voltada para o bem comum.
Sobre o evento, Selerges destaca: “A inteligência artificial pode transformar profundamente o mundo do trabalho, mas é fundamental que essa transformação seja guiada pela defesa dos direitos dos trabalhadores e pela justiça social. Estamos comprometidos em liderar essa discussão para garantir que o futuro seja justo e inclusivo para todos.”
Na sexta-feira, (03/10), às 14h, os Metalúrgicos do ABC retornam ao debate na UFABC, na 3ª Exposição da conferência, com o tema “Sindicalismo e a Luta por Direitos Sociais e Sindicais na Era da IA”. Participam da mesa Juvandia Moreira, vice-presidenta da CUT Nacional, e Wellington Damasceno, diretor administrativo e financeiro dos Metalúrgicos do ABC. A discussão abordará os desafios do movimento sindical diante das novas tecnologias e o papel fundamental da organização dos trabalhadores na construção de uma transição digital justa, democrática e inclusiva.
A Conferência Nacional por IA com Direitos Sociais representa um marco na luta por justiça social em tempos de transformação tecnológica acelerada. Com a liderança ativa dos Metalúrgicos do ABC, o evento reforça que o futuro do trabalho precisa ser construído com participação, regulação e garantia de direitos. Programação completa: https://frenteiacomdireitossociais.com.br/programacao/
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
