ABC - domingo , 28 de junho de 2026

Obra e ausência de agentes de trânsito em Diadema fazem motorista se arriscar na contramão

Veículos trafegando pela contramão da avenida Fagundes de Oliveira, em uma curva, ao lado da obra da Sabesp. (Foto: George Garcia)

Há cerca de um mês os motoristas que usam a avenida Fagundes de Oliveira entre o bairro de Piraporinha, em Diadema e a Vila Paulicéia, em São Bernardo, convivem com canteiros de obras da Sabesp que ocupam metade da via que é de mão dupla, com isso a única faixa de rolamento que resta é compartilhada pelos veículos que trafegam em sentidos opostos. Não há agentes para fiscalizar e orientar o trânsito no local, mas a prefeitura diz que vai mudar a situação com a presença do departamento de trânsito.

Segundo a Sabesp a obra é crucial para o tratamento de esgotos na região. Atualmente todos os dejetos são lançados na rede pluvial que segue para o Ribeirão dos Couros . “A Sabesp informa que, no endereço citado, estão em andamento obras vinculadas ao Programa Integra Tietê. Todas as intervenções são previamente acordadas e autorizadas com a prefeitura, e os serviços de sinalização viária já estão previstos contratualmente com a empresa executora”, diz a companhia, em nota.

Ainda de acordo com a Sabesp a obra deve terminar ainda este mês e vão afastar o esgoto lançado por 27 mil residências. “O contrato em execução tem como meta coletar e encaminhar para tratamento o esgoto de 27 mil residências da região. As obras envolvem a instalação de tubulações, denominadas coletores-tronco e interligações, na Avenida Fagundes de Oliveira, em Diadema, e trarão benefícios significativos para o meio ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida da população local”, diz a companhia de água.

Apesar de estar no contrato a sinalização, há apenas placas indicando que há obras. Como não há pessoal para orientar o trânsito, quando um veículo sobe a avenida no sentido de São Bernardo, ele tem que seguir pela contramão e o trânsito que vem no sentido contrário tem que esperar todo o fluxo passar para seguir em frente. Ocorre que a obra está em um trecho em que há uma curva e um semáforo, e os tapumes impedem a visão de quem vem no sentido contrário.

Além disso, há problemas com obras mais antigas ao longo da via e estacionamento de caminhões e carretas em locais não permitidos, o que torna trafegar pela via arriscado, além do trânsito que fica caótico em horários de pico, como no início da manhã e fim de tarde.

A prefeitura diz em nota que a obra foi autorizada, que está regular e que cabe à empresa executante sinalizar o local. “A intervenção obteve a devida autorização. Entretanto, cada situação de obra tem que ser analisada e seguir os transmites legais. Neste caso, a interdição foi necessária. Os serviços de sinalização viária já estavam previstos no contrato com a empresa executora da obra, que atualmente é responsável pela instalação e manutenção da sinalização no local. A Prefeitura de Diadema faz a fiscalização do trânsito de forma contínua em todo o município. Mesmo assim, a Secretaria de Mobilidade e Transportes Municipal irá intensificar a presença de agentes no local da obra, especialmente nos horários de pico, a fim de minimizar os impactos no tráfego e garantir maior segurança viária”.

O recapeamento, nos trechos por onde a obra já passou, é provisório. A prefeitura, que tem em andamento um programa de recapeamento de ruas, informou que a avenida Fagundes de Oliveira não está incluída neste pacote.

Compartilhar nas redes

betpasgrandpashabetDeneme Bonusu Veren SitelerGrandpashabetcasibomcasibombullbahisjojobet girişjojobetdeneme bonusumavibetmatbetmatbetcasibominterbahisMadridbetMadridbetJojobet girişJojobetgrandpashabetHoliganbet girişgrandpashabetbeykoz escortJojobetПроститутки Бишкекаcasibomcasibomcasibomcasibomcasibom girişGrandpashabetgrandpashabetjojobetcasinomilyoncasinomilyonultrabetultrabetcasibom girişgrandpashabetholiganbetBetpasgrandpashabet güncel girişjojobetjojobet giriş