
Softys Contigo, projeto de investimento social da Softys, que tem levado soluções de água e saneamento básico para comunidades vulneráveis em todo Brasil, apresenta a sua próxima ação: Em parceria com a TETO, a empresa vai levar 5 banheiros comunitários, sendo 3 lavabos e 2 banheiros com chuveiros para a ocupação Lélia Gonzalez, em Santo André, São Paulo, durante os dias 23 e 24 de setembro. Esta edição contará com a parceria do Instituto Trata Brasil que ativará uma ação com as crianças através do projeto “Brincar para Sanear”. A construção dos banheiros será realizada com os colaboradores voluntários da Softys, da TETO e moradores da ocupação.
A ocupação Lélia Gonzalez possui cerca de 30 famílias assentadas, que hoje estão em um acordo de comodato com o respectivo dono do terreno e, portanto, encaminhando para um processo de oficialização jurídica. A comunidade possui cozinhas comunitárias, espaço de formação comunitária (Barracão), espaço de atividades para as crianças (cerca de 25 crianças), e hortas para fins medicinais e alimentares.
Com o objetivo de levar saneamento básico, o projeto Softys Contigo está alinhado com a Estratégia de Sustentabilidade da Softys Brasil, onde um dos focos centrais é justamente ser um aliado ativo para o desenvolvimento dessas comunidades em situação de vulnerabilidade nos territórios onde a companhia está presente no país. Para a ocupação Lélia Gonzalez a empresa vai levar cerca de 40 colaboradores por dia para ajudar no processo.
O projeto será implementado em parceria com a Organização TETO Brasil, focada em promover a superação da pobreza por meio de projetos emergenciais de moradia e infraestrutura em toda América Latina e Caribe. A parceria prevê a rápida implantação no campo de unidades sanitárias, soluções de água potável, sistema de captação de água da chuva para consumo humano e pias comunitárias, todas implementadas por meio do trabalho voluntário da TETO e dos funcionários da Softys.
Já o Trata Brasil, instituição que atua desde 2007 para que o cidadão reivindique a universalização do saneamento básico e a preservação dos recursos hídricos e que também desenvolve projetos em comunidades vulneráveis, onde infelizmente a falta de oferta de água limpa e o contato diário com os esgotos a céu aberto ainda faz parte da realidade das famílias, cuidará, durante os dias de construção, de atividades voltadas para as crianças do local, com gincanas educativas e voltadas para o aprendizado.