
A Liga de Futebol Amador de São Bernardo realiza o primeiro Programa de Formação de Dirigentes do Futebol Amador. O curso é inspirado em ligas profissionais do mundo inteiro, mas com linguagem voltada especialmente para a várzea, e tem início no mês de setembro.
Serão 30 horas de aula em 11 encontros presenciais e atividades extras para exercitar os aprendizados em sala. As aulas devem ser ministradas na rua Olavo Bilac, 444, no Jardim Olavo Bilac, em São Bernardo.
Quando bem gerida, as agremiações amadoras podem chegar a resultados melhores, e se tornarem cada vez mais competitivas para alcançar níveis acima da várzea. Alexandre Hashimoto, diretor de inovação e sustentabilidade da Liga de Futebol Amador comenta: “O futebol amador é o grande celeiro de atletas de alto rendimento, além de uma ferramenta extraordinária de integração e bem-estar social. No entanto, para despertar e aproveitar todo esse potencial é preciso um bom planejamento e uma boa gestão, o que ainda é um ponto fraco da várzea”, diz.
Com a esperança de mudar esse cenário, a Liga de Futebol Amador de São Bernardo busca empoderar todas as partes que estão envolvidas no futebol amador.
Programa de Formação de Dirigentes do Futebol Amador
A formação pode agregar aos que já atuam como diretor e diretora de futebol, e para as pessoas interessadas em se tornar dirigentes. Além disso, o programa pode ser aplicado em futebol de campo, futebol de sete e futebol de salão. O curso pode se aplicar para a modalidade masculina e feminina, e alguns módulos falam sobre o futebol feminino.
No Programa de Formação de Dirigentes, os alunos serão preparados para saber lidar com inúmeros casos que acontecem dentro de um clube. “Nós vamos falar sobre planejamento estratégico, plano de marketing, sobre como construir e se relacionar com a torcida, sobre leis e incentivo ao esporte, sobre sustentabilidade e relacionamento com a comunidade.” diz Hashimoto.
Ao terminar os encontros, cada clube passa por uma mentoria individual com especialistas, e após 60 dias, o clube deve apresentar a sugestões e ideias que tiveram a partir de tudo o que foi ensinado no programa e na mentoria.
Para os interessados, os valores devem ser consultados diretamente no Whatsapp disponível no site (materiais.alexandrehashimoto.com/pfdfa) e as inscrições para participar vão até 13 de agosto.