
A escritora andreense Edi Gonçalves, conhecida como Naná, será femenageada (termo utilizado quando a homenageada é uma mulher), na próxima terça-feira (08/02) às 19h, na Pinacoteca de Mauá, na rua Gabriel Marques, 353, Vila Noemia. Além da femenagem, uma exposição com ilustrações de Naná, feitas por mulheres do ABC, chamada Somos Todas Naná, poderá ser vista.
A exposição será aberta ao público dia 8 de março para celebrar o mês da Mulher. No dia 24 de abril, será feito um bate papo com as artistas das 19h às 21h, no Teatro Municipal de Mauá, onde as artistas também estarão com suas artes para autógrafo e venda.
A ideia da femenagem, seguida da exposição, surgiu através da produtora cultural, poeta e roteirista Thina Curtis em uma conversa com Cecilia Camargo responsável pela Pinacoteca, já que pouco se sabe sobre as histórias das mulheres artistas locais.
“Essa exposição traz artistas muito importantes para região, porém ainda muito desconhecidas para maioria”, diz a curadora da exposição, Thina Curtis. “A própria Naná é hoje considerada a Carolina de Jesus do ABC e pouco se conhece. Uma mulher que fez a diferença com sua história de luta e superações de catadora, passando por uma empreendedora local à frente de uma Cooperativa a engenheira ambiental e escritora. Essa história merece ser contada e ilustrada”, salienta.
O evento contará com a presença de diversas artistas femininas da região como: Regi Munhoz, que é quadrinista, ilustradora, editora independente, artista plástica, arte-educadora, aquarelista do ABC. Gim Massieri, ilustradora e designer gráfico de São Bernardo, Adi Alves, arte educadora, artista multilíngue e designer gráfica residente da cidade de Mauá; Drica Sousa, artista visual de Santo André; Kel, arte educadora, Grafiteira, ilustradora de Mauá; Exaltriz, desenhista de Diadema; Aretha Gasparini, multiartista São Bernardense; Larissa Palmieri, roteirista de quadrinhos de São Caetano e Eliane Bonadio, roteirista e Escritora da região.