
A moradora do Jardim Canhema, em Diadema, Rosemeire Gomes Santos, de 46 anos, está desde o início do mês aguardando agendamento para a realização de exames simples. Ela passou com médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, que no dia 04/11 fez pedido para a realização de exame de sangue completo, eletrocardiograma e papanicolau, exames de rotina, mas os funcionários da unidade informam que não tem agenda para a realização de exames.
Rosemeire diz que, desde que foi feito o pedido não consegue realizar os exames. Ela conta que já esteve na unidade diversas vezes e a resposta dos funcionários é sempre a mesma, a de que os exames não estão sendo feitos. “Dizem que o problema é do laboratório que não está fazendo. Eu acho que a gente tem direito como morador da cidade”, disse a paciente indignada. Ela relata que se tivesse condições já teria feito os exames fora da rede municipal. “O problema é que eu não tenho a menor condição de pagar particular para fazer”, lamenta. O eletrocardiograma foi solicitado por conta da paciente ter diagnóstico de hipertensão.
A prefeitura de Diadema, em nota diz que não há problemas para a realização dos exames e que estes estão sendo feitos. “As UBSs estão realizando normalmente a coleta destes exames citados (eletrocardiograma com laudo, papanicolau e hemograma completo). Sobre o papanicolau, inclusive, no mês de outubro, por conta da campanha “Se toca mulher”, em prol do Outubro Rosa, houve a intensificação da coleta dos exames de Papanicolau nas unidades, inclusive com abertura no sábado, dia 23/10, para realização de mutirão de livre demanda, quando foram realizados em apenas um dia 1.444 exames na cidade. A agenda do exame encontra-se em aberto na UBS Canhema deste então. Esclarecemos que pode ocorrer da usuária querer fazer o exame com algum profissional da equipe que tenha maior vínculo e a agenda desse profissional estar para uma data mais para frente. A agenda do eletrocardiograma foi retomada na segunda-feira (08/11), está disponível e com agendamento para o mês de dezembro”, explica a prefeitura em nota.
Ainda de acordo com a administração há situações em há prioridade para as situações de risco para covid-19. “Sobre os exames de sangue, devido as outras demandas das equipes, como o atendimento dos pacientes sintomáticos respiratórios e a vacinação contra a covid-19, a coleta ocorre priorizando, neste momento, grupos mais vulneráveis, como as gestantes e outros grupos. Para os demais usuários, a coleta nesta UBS está sendo feita por meio de agendamento prévio, com data disponível para o mês de dezembro. Solicitamos que a paciente compareça à UBS Canhema para que seja reorientada pela sua equipe sobre as possibilidades de cuidado e assistência disponíveis”, sustenta a administração.