ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Em uma semana, incêndios queimam 122 mil hectares no Pantanal de MS

Em uma semana, os incêndios destruíram 122 mil hectares no Pantanal de Mato Grosso do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros estadual. Uma força-tarefa apoiada pelo Exército intensificou o combate às chamas neste domingo. Este ano, o Estado já acumula 10.484 queimadas, 393% a mais que em igual período do ano passado, quando foram 2.310 focos. Somente em Corumbá, no Pantanal sul, foram 5.622 focos este ano – o município passou a liderar o ranking nacional em queimadas.

Neste domingo (3), o governo de Mato Grosso do Sul relatava intensos combates às chamas na região do Parque Estadual do Rio Negro. Mais de 50 brigadistas do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estavam na área desde sábado (2). Eles contavam com o apoio de uma aeronave para definir os planos de combate aos focos. O Exército montou uma cozinha de campanha na área, com reservatório de água potável e sistema de comunicação. Além de Corumbá, os focos se espalham por Aquidauana e Miranda, na mesma região.

Newsletter RD

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, a grande quantidade de massa seca, devido à estiagem e ao calor intenso – os termômetros chegaram a 41 graus de manhã, em Miranda -, facilitava a propagação das chamas. “Estamos dando prioridade aos focos que ameaçam o Parque Estadual do Rio Negro, reserva importante para o ecossistema do Pantanal”, disse. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Fábio Catarinelli, sobrevoos realizados entre a tarde de sábado e a manhã deste domingo identificaram 91 focos ativos de queimadas em toda a área monitorada.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes