Verão: maior exposição ao sol eleva índice de queimaduras

Muito sol, praias, piscinas. No verão, muita gente aproveita as férias para se esticar na areia e adquirir aquele bronzeado. Mas, os perigos de se expor ao sol sem proteção podem causar diversos problemas, que vão de queimaduras ao câncer de pele. As filas nos consultórios médicos confirmam: o índice de queimaduras solares aumenta nos meses mais quentes do ano.

“Nessa época do ano, o que mais vemos são queimaduras por longa exposição ao sol, de primeiro e segundo graus. Geralmente o pessoal que passa muito tempo na praia volta com queimaduras”, afirma o médico e professor de Dermatologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Luiz Henrique Paschoal.

Newsletter RD

Na lista dos erros mais comuns que as pessoas cometem por um bronzeado mais bonito está o uso de certas espécies de plantas misturadas à coca-cola. “Esse tipo de bronzeador causa queimaduras terríveis, que podem até matar. É muito perigoso, não pode ser usado de jeito nenhum”, avisa o dermatologista. A dica é passar o bronzeador industrializado e o protetor solar indicado para seu tipo de pele a cada duas horas.

Outro tipo de acidente comum nas férias é a queimadura por suco de limão. “As pessoas usam o limão para preparar a caipirinha ou para temperar o peixe e acabam caindo algumas gotas na pele. Em contato com o sol, o suco de limão provoca queimaduras e a mancha que fica na pele demora a sair. O local fica escurecido e nada agradável de se ver”, diz Paschoal.

Ainda na praia, os banhistas devem ficar atentos às águas vivas, que buscam as águas quentes do litoral brasileiro para se reproduzir. Em caso de queimadura por esse tipo de animal, o local atingido não deve ser lavado com água doce. Deve-se utilizar a própria água do mar e vinagre para aliviar a dor e transportar o ferido diretamente para um posto de saúde. Utilizar urina e areia na lesão é mito e só vai piorar o estado do paciente.

Casa

Com as férias escolares, a dica é ficar de olho nos perigos encontrados nas residências para os pequenos. Mantenha sempre as crianças longe da cozinha, fora do alcance do fogo e líquidos quentes. Em caso de acidente, apenas use água fria e procure imediatamente socorro médico. “Não utilize pomadas caseiras e outros tipos de remédios, porque podem complicar o quadro. O ideal é seguir para o Pronto-Socorro e procurar ajuda especializada”, salienta o médico.

Existem três tipos de queimaduras: a de primeiro grau (que causa vermelhidão na pele), a de segundo grau (aparecimento de bolhas) e de terceiro grau (quando a pele se rompe e há necrose do tecido), mais grave e profunda, deixando cicatrizes na pele.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes