
O Programa Casa Abrigo Regional promoveu, na segunda-feira (19/06), uma capacitação sobre questões de gênero e masculinidades para as mulheres atendidas pelo serviço. Mantida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a iniciativa oferece moradia protegida e atendimento integral a mulheres em risco iminente de morte em razão da violência doméstica.
O encontro debateu temas como a construção sócio histórica da masculinidade, diversidade sexual e desigualdade nas estruturas sociais. A capacitação foi organizada em conjunto pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades da entidade regional e pelo Conselho Gestor da Casa Abrigo.
Casa Abrigo
Serviço de caráter sigiloso e temporário, a Casa Abrigo atende mulheres das sete cidades em situação de violência doméstica ou familiar, juntamente com seus filhos menores de 18 anos. Desde sua criação, em 2003, por iniciativa do Grupo de Trabalho Gênero, o programa já recebeu cerca de 700 mulheres e 1.200 crianças e adolescentes. Em 2015, recebeu a Medalha Ruth Cardoso em reconhecimento à luta pelos direitos da mulher.