
A Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra será o palco de mais um Grande Prêmio (GP) Brasil Caixa de Atletismo. O torneio reunirá os principais atletas brasileiros e competidores de outros países neste sábado (3), em São Bernardo. Considerada uma das mais importantes da América Latina, a atividade integra do IAAF World Challenge, da Associação Internacional das Federações de Atletismo, e é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Entre os principais destaques da competição será o campeão olímpico – no Rio 2016 – no salto com vara, Thiago Braz da Silva, que se apresenta na arena a partir das 14h. Também já confirmaram participação a finalista olímpica no arremesso do peso em Londres-2012 e no Rio de Janeiro, Geisa Arcanho.
Além de grandes destaques mundiais do lançamento do martelo: a polonesa Anita Wlodarczyk, bicampeã olímpica (2012 e 2016), recordista mundial da modalidade e líder do ranking mundial da IAAF de 2017, e a norte-americana Gwen Berry, dona da segunda melhor marca do mundo deste ano. Todos os atletas confirmados estão no Ranking do IAAF World Challenge, com marcas que os colocam entre os melhores do mundo.
No ano passado, o torneio foi essencial para aqueles que tentavam as marcas para a disputa olímpica. Neste ano é conseguir o índice para o Campeonato Mundial que será disputado em Londres, em agosto. Entre eles Altobeli Santos da Silva, nos 3 mil m com obstáculos, Augusto Dutra no salto com vara e Júlio César de Oliveira, no lançamento de dardos.
Muitos atletas já chegaram à região. Nesta quinta-feira (1), se hospedou em Santo André, a americana Amber Campbell, sexta colocada no lançamento do martelo nos Jogos do Rio 2016. Animada, a atleta informou aos organizadores que obteve a marca de 72,31 m este ano em Long Beach, nos Estados Unidos, em abril. “Vai ser uma competição muito difícil. A minha prova está especialmente bem concorrida”, comentou a atleta que tem 74,03 m, como recorde pessoal. Nas Olímpiadas Amber alcançou 72,74 m.
Alguns atletas que chegaram mais cedo já aproveitaram a tarde, mesmo com cerca de 20 graus e um vento mais frio, para treinar na Arena Caixa. Esse foi o caso, por exemplo, do nigeriano Tosin Oke, 12º lugar no Ranking Mundial de 2016 do salto triplo, com 17,13 m. “Depois de uma viagem longa, o melhor a fazer é se movimentar”, disse Oke, que tem 17,23 m, como recorde pessoal, em 2012. O atleta foi finalista no Mundial de Pequim 2015 (8º) e nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (7º).
A competição começa às 13h30, com início das provas às 14h na disputa entre os homens no salto com vara. O último embate será os 100m rasos masculino, considerada a prova mais nobre da modalidade.