A Universidade Federal do ABC (UFABC), primeira instituição federal de ensino superior a funcionar na região, completa 10 anos. Uma dos atos para marcar a data foi a realização do UFABC para Todos, no final de setembro, que novamente estimulou durante dois dias a comunidade a se aproximar mais do campus universitário. O objetivo é que a população se aproprie mais da universidade, que hoje possui 13,3 mil alunos, distribuídos em dois campi (Santo André e São Bernardo), e representa uma das principais conquistas da região na área de educação.
Atualmente com 28 graduações, 23 mestrados, dois mestrados profissionais, 13 doutorados e um doutorado acadêmico industrial, a UFABC tem se destacado pela excelência no ensino e pesquisa, sobretudo pelo projeto pedagógico inovador, com adoção de modelo interdisciplinar, com diálogo entre o conhecimento científico e tecnológico.
O professor Daniel Pansarelli, pró-reitor de Extensão e Cultura da universidade, diz que a instituição tem avançado com sucesso em razão deste modelo de ensino em que os cursos se interrelacionam. “Isso porque é o estudante quem monta o seu currículo na graduação e na pós”, afirma. Outro diferencial é que não existe vestibular. O candidato ingressa via Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Pansarelli diz que UFABC segue num caminho de construções de grades curriculares, melhorias nos espaços físicos e busca por mais excelência no ensino. “Ainda há muito para ser construído, para conquistar. A gente com 10 anos ainda está aumentando o número de alunos, o quadro de professores, de técnicos, de cursos sendo realizados para dar conta do crescimento dos alunos, e isso demanda mais espaço”, diz.
É com este perfil que a UFABC quer se mostrar mais para os estudantes, não somente do ensino médio, mas também para a comunidade. “A ideia é que o público possa frequentar e interagir com a universidade nas atividades culturais, fazendo de repente um ou outro pequeno curso, uma atividade, frequentando mais os dois campi”, afirma Pansarelli, pró-reitor de Extensão e Cultura.
Atividades culturais, oficinas, palestras, visitas ao espaço físico e exposições pautaram o 7º UFABC para Todos, dias 27 e 29 de setembro, no campus Santo André, cidade que puxa o maior número de alunos da região. A universidade possui, no entanto, estudantes de muitos Estados do Brasil.
