A crise econômica também não fará bem para as mães no próximo dia 8 de maio. Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra (PIC) Dia das Mães 2016, do Observatório Econômico da Universidade Metodista a projeção de movimentação comercial nesta data será 16% menor do que em 2015. O estudo também aponta que o número de presenteadas e os gastos serão menores.
A projeção é que o volume de compras chegará a R$ 130 milhões – ano passado foi de R$ 141 milhões. O valor projetado em 2016 é ainda menor que em 2014 (R$ 131 milhões). Diante da atual conjuntura econômica e política que os brasileiros vivenciam refletindo em reações negativas nas intenções de compras dos consumidores da região, a estimativa é que a movimentação fique 7,8% menor que aquela projetada para 2015. Considerando a inflação acumulada em 12 meses até março de 2016, estima-se uma queda real de 16% no indicador em relação ao ano passado.
Também caiu o preço médio que os consumidores estão dispostos a pagar por presente: de R$ 187 em 2015 para R$ 157 em 2016. O valor médio é 31% menor do que no ano anterior se levar em conta a inflação. Sendo que 41,3% dos entrevistados pretendem comprar presentes que custam entre R$ 51 e R$ 100.
O gasto médio planejado também caiu em um ano. Em 2015, os consumidores da região estavam dispostos a gastar, em média, R$ 264 com presentes e neste ano a média caiu para R$ 211. Sendo que 31,2% estão dispostos a gastar no total entre R$ 51 e R$ 100. “Quem está sem emprego gasta menos. Quem continua no mercado de trabalho também revê as prioridades”, afirma o economista Moisés Pais dos Santos, professor da Escola de Gestão e Direito da Universidade Metodista.
Outro ponto importante é a redução do número de presenteadas. Apenas 37% dos entrevistados vão comprar para mais de uma pessoa. Sendo que 82% dos questionados presentearão as próprias mães. Madrinhas, filhas e esposas serão presenteadas por 7%, 3% vão dar mimos para as avós e 2% as sogras.
Sogras e esposas
As sogras serão presenteadas com os itens mais baratos. O item mais caro para presentear a sogra será um perfume ou outro cosmético (R$ 106), ao contrário das esposas, que terão os presentes mais caros. Os maridos estão dispostos a pagar, em média, R$ 220 por joia ou bijuteria. Mas o principal presente recebido pelas mães será alguma peça de roupa. 34,5% dos entrevistados terão essa opção. R$ 21,9% darão perfumes e cosméticos e 10% vão optar por flores.
Os shoppings serão os principais lugares para compras (43,2%), seguidos por comércio de centro (25,8%) e o formal de bairro (11,3%). A pesquisa também aponta que o cartão de crédito será a forma mais usada para o pagamento (36,6%). 33,6% usarão dinheiro, 28,2% cartão de débito e 1,5% usarão cartões das lojas.