ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

S&P corta rating da BHP de A+ para A e coloca nota em observação negativa

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s cortou os ratings de crédito corporativo de longo prazo da BHP Billiton de A+ para A e colocou a nota em observação com implicações negativas. O rating das notas garantidas seniores da mineradora também foi reduzido de A+ para A e o rating das notas subordinadas foi cortado de A- para BBB+ – ambos também colocados em observação negativa.

“As ações de rating seguem a nossa recente atualização de projeções para os preços da maioria das commodities, incluindo elementos cruciais da carteira da BHP Billiton, como minério de ferro, cobre e carvão de coque”, afirmou a S&P em nota.

Newsletter RD

Segundo a agência, o incidente com a barragem da Samarco Mineração – uma joint venture da BHP com a Vale – “não tem impacto imediato sobre o rating da mineradora porque na nossa visão o pagamento de dividendos dessa joint venture corresponde a uma fatia modesta dos fluxos de caixa do grupo”.

A S&P afirmou que seu cenário básico não prevê pagamentos substanciais da BHP para satisfazer as queixas relacionadas à barragem rompida, mas destacou que continua monitorando o desenrolar desse evento e os potenciais custos resultantes.

Ao colocar os ratings em observação com implicações negativas, a S&P afirmou levantar a possibilidade de rebaixar a companhia em mais uma nota se ela permanecer comprometida com sua política de dividendo progressivo enquanto os fluxos de caixa forem pressionados pelos baixos preços das commodities. Uma decisão será tomada depois que a BHP publicar seus resultados financeiros.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes