EUA: expansão será afetada, mas economia é saudável

O secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, em entrevista concedida à rede CNBC, afirmou que a atual turbulência do mercado financeiro é uma reprecificação do risco que não tem reflexo na saúde subjacente das economias dos EUA e global. “Estamos vendo estresse e tensões em uma série de mercados de capital, mas isso ocorre diante de um cenário de economia global forte e de uma economia norte-americana saudável”, disse.

A entrevista ao vivo foi dada antes do encontro do secretário do Tesouro com o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, e do presidente do Comitê Bancário do Senado, Chris Dodd, para discutir a turbulência do mercado nas últimas semanas, o que levou a um avanço das taxas para empréstimos, ampliação acentuada dos prêmios de risco e temores de uma crise de liquidez.

Newsletter RD

“Nós temos uma economia muito saudável” e, embora os problemas do mercado devam ter influência no crescimento, Paulson afirmou acreditar que a economia deve continuar crescendo. Ele disse que há “uma variedade de ativos seguros”, embora tenha observado que o risco está sendo reprecificado e reavaliado.

O secretário declarou que o sistema bancário está saudável e que as corporações, particularmente, não estão endividadas. “Nós vamos superar este problema relativamente bem”, disse, ressalvando que “essas coisas levam um tempo”, disse. As informações são da Dow Jones.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes