Capital de giro é a linha de crédito mais procurada

Empresários e representantes de bancos puderam negociar (Foto:Divulgação)

Linhas de financiamento para capital de giro são as mais procuradas por micro e pequenos empresários, afirmam representantes de instituições financeiras que participaram do Café com Crédito, evento realizado em Santo André, na manhã desta quinta-feira (10), com a finalidade de difundir e ampliar a oferta de crédito, especialmente para negócios de micro e pequeno porte. Apoiado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, o encontro contou com Agência Desenvolve SP, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sicoob.

O empresário Ageu Monteiro, proprietário de uma ótica em São Bernardo, estava entre as dezenas de empreendedores que compareceram ao encontro para conhecer um pouco sobre as linhas diferenciadas de financiamento que os bancos oferecem. Sua necessidade é justamente financiar capital de giro
 
“É a primeira vez que participo deste evento. A princípio, as taxas e as condições de pagamento são bem interessantes. Além de juros menores as carências e os prazos de pagamento parecem mais alongados do que encontramos por aí”, comenta.
 
A consultora financeira do Sebrae, Cibele Sant’Anna Pestillo, afirma que este tipo de encontro é importante porque é a melhor forma de os micro e pequenos empresários se aproximarem dos bancos e conhecerem as linhas diferenciadas de crédito. A maioria se apoia no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, justamente as modalidades mais caras de empréstimos.
 
Mas Cibele alerta sobre a necessidade de o empresário conhecer o resultado da empresa, saber se ela tem lucro. Se ficar constatado que o empreendimento dá prejuízo, a primeira atitude a se tomar é reestruturar a operação, caso contrário o empréstimo sá vai aumentar o problema. “Às vezes uma boa negociação com fornecedores é suficiente para se encontrar o equilíbrio financeiro”, afirma Cibele.
 
Bancos
Segundo Luís Antônio Sampaio, diretor do Sicoob ABC, capital de giro e antecipação de recebíveis estão entre os produtos mais procurados pelos clientes da instituição. O executivo aproveitou o encontro para apresentar as linhas de financiamento oferecidas e mostrar como funciona o banco cooperativo. “É um sistema pouco difundido no Brasil, mas bastante competitivo”, disse.

Newsletter RD

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes