FGV: efeito da desaceleração em alimentos in natura no atacado chegará ao varejo

A forte desaceleração dos preços no atacado foi puxada pela queda na taxa dos alimentos in natura, com grande influência nos resultados do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de agosto, que passou de 0,75% em julho para 0,34%. A tendência é que esse movimento dos alimentos in natura seja sentido com mais intensidade nos preços do varejo ainda durante este mês, analisa o superintendente adjunto da inflação da Fundação Getulio Vargas, Salomão Quadros.

A variação do preço dos alimentos in natura no atacado passou de 1,94% em julho para queda de 6,35% em agosto. “Os alimentos in natura foram um fator de pressão maior do que o habitual nos últimos meses e somente agora a desaceleração, que era esperada a partir de junho, começa a aparecer com mais intensidade”, afirmou o economista.

Newsletter RD

Salomão explica que, durante este ano, houve problemas na irrigação das lavouras, diante de dificuldades no abastecimento de água. “Isso repercutiu em uma oferta insuficiente dos produtos no ano. A contribuição dos alimentos in natura deve ser maior em 2015 do que em anos anteriores, mas ao menos a desaceleração começa a aparecer agora”, afirmou.

Entre os produtos que ajudaram no movimento de desaceleração do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), estão batata inglesa (-25,44%), banana (-7,87%) e cana de açúcar (-1,61%). O IPA variou 0,23% em agosto, após alta de 0,70% em julho.

Na outra ponta, a soja está entre os maiores pesos positivos do índice do atacado, com aumento de 6,79% no caso do produto em grão e de 9,09% do farelo. Segundo Quadros, o aumento ocorre na fase final de plantio da safra americana, momento em que o mercado fica “tenso com qualquer anormalidade climática”. “Há expectativa muito boa sobre a safra americana, mas enquanto isso não se confirma, podem ocorrer os aumentos, como houve agora por causa de chuvas na região”, disse.

Varejo

No caso dos preços do varejo, o movimento de desaceleração dos alimentos in natura começa a ser sentido. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,43% em agosto, ante 0,69% em julho. Quadros destaca produtos que ajudam no movimento, como as hortaliças e legumes (-0,63%) e legumes e frutas (-1,24%). “Ainda vamos ver outras desacelerações ao longo do mês, como provavelmente da carne bovina, que já está em queda no atacado.”

Outros produtos ligados a fatores sazonais também ajudaram na menor intensidade do índice. Entre os exemplos, estão vestuário (-0,16%), diante do período de liquidações, e passagem aérea (-6,40%), pelo período pós-férias. Ao mesmo tempo, foi zerado o impacto do aumento nos valores das apostas de jogos lotéricos, que vinha sendo sentido nos meses anteriores.

INCC

Por último, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou em agosto taxa de variação de 0,77%, ante 1,21% no mês anterior. Para o economista, o resultado ocorre diante de um menor impacto dos reajustes salariais, que ocorreu com intensidade em meses anteriores.

Desaceleração forte

A desaceleração registrada pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de agosto, primeiro indicador de inflação do mês, sinaliza uma tendência de alta de preços em menor intensidade para todos os outros indicadores, afirmou Quadros.

“Como a colheita das informações termina no dia 10, é um índice que tem muitos dados do mês passado, mas já mostra o que está começando a acontecer em agosto, que será uma desaceleração forte”, acrescentou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes