Restaurantes estão otimistas

Por conta da crise econômica consumidores evitarão extravagâncias (Foto: Divulgação Mazza)

O presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC (Sehal), Roberto Moreira, avalia que nesse Dia dos Pais, 9 de agosto, os bares e restaurantes da região mantenham movimento e faturamento semelhantes ao do ano passado. Por conta da crise econômica, os consumidores evitarão extravagâncias, mas não deixarão de gastar pelo fato de se tratar de uma data diretamente ligada à família.

Se houver aumento, será de cunho orgânico, voltado especificamente ao crescimento natural do número de casais com filhos. “Um casal que em 2014 não tinha filho e neste ano tem e até mesmo esses novos modelos de famílias aceitos atualmente devem contribuir, mas não a ponto de aumentar muito o fluxo de pessoas nos estabelecimentos”, diz.

Newsletter RD

Segundo Moreira, até o ano passado o setor apresentava crescimento anual entre 15% e 20%, mas nesse ano houve queda. O Sehal ainda não contabilizou a média geral dessa redução nas vendas, mas em alguns estabelecimentos a redução teria chegado a 20%.

Restaurantes
Simon Calcin, chefe de cozinha do Restaurante 7 Mares, de São Caetano, concorda com o presidente do Sehal. Para ele, o movimento será igual ao do ano passado. “Por se tratar de uma data especial, algumas pessoas deixam de gastar nos dias normais para poder consumir sem medo no Dia dos Pais”, comenta.

Especializado em frutos do mar, o 7 Mares conta com dois ambientes. Em um deles será cobrado preço único de R$ 85 com direito a buffet completo e bebidas, mas é preciso fazer reserva. No outro, o atendimento é por ordem de chegada.

Na mesma cidade, a Churrascaria Vivano Grill espera servir em torno de 1,2 mil rodízios e repetir, na média, o que foi servido no ano passado. “Por ser uma data especial, as pessoas vão comparecer, acredito”, diz.

A Churrascaria Tendall Grill, de São Bernardo, vai oferecer mais opções de saladas e carnes (bacalhau e carneiro). O gerente Ilimar Ari também trabalha com a expectativa de casa lotada. “Costuma formar fila de espera de uns 25 minutos”, diz. O Tendall Grill também tem unidade em Santo André, mas o cardápio específico para a data pode ter diferenças entre as duas unidades.

Também em São Bernardo, o Restaurante São Judas aguarda receber público em torno de 2,5 mil pessoas e repetir 2014. “A crise econômica ainda afeta o cenário”, diz a coordenadora de Marketing, Júlia Gonçalves Pedro. O São Judas oferece massas, peixes, carnes e o tradicional frango com polenta. A dica para quem escolher o estabelecimento é fazer reserva com pelo menos 24 horas de antecedência.

Em Santo André, o Mazza Ristorante cobrará R$ 68,90 neste domingo (9) acrescidos de 10% de taxa de serviço. As opções vão de pernil de cordeiro a ravióli de banana da terra passando por risoto e bacalhau. “Dia dos Pais é uma data familiar e as pessoas comparecem”, comenta Flávia Caroline, do departamento de Marketing.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes