S.André celebra mês do meio ambiente

Educação ambiental motiva a criação dos eventos que ocorrerão durante o mês. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense realizará programação especial para celebrar o Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), data em que se comemora também o 12º aniversário do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Serão oficinas, ações de sensibilização e visita monitorada, além de uma exposição fotográfica. Todas as atividades são gratuitas.

A partir do dia 15, haverá a exposição “Biodiversidade” no Núcleo do Olho d`Água, Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba. Para os dias 9, 16 e 23, está programada a oficina “Culinária Sustentável”. O curso, uma parceria com o Sesi, terá 10 horas de duração e abordará a questão do consumo responsável e do aproveitamento integral dos alimentos. Além da aula teórica, ocorrerá uma aula prática baseada no reaproveitamento de alimentos e suas cascas. Os encontros serão na Escola de Formação Ambiental (EFA) Billings, na Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,3, no Parque Andreense, das 9 às 12h20. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4439-5022.

Newsletter RD

A atividade “Adote uma muda” integra as ações de sensibilização ambiental da programação. Nos dias 11 e 12, para reforçar o Programa de Reflorestamento desenvolvido pela Secretaria na região de Paranapiacaba e Parque Andreense, serão realizadas ações educativas voltadas à importância da conservação das florestas para a manutenção dos recursos hídricos. Os participantes poderão adotar uma muda que mediante cadastro, terá seu desenvolvimento acompanhado pelo Programa. Os encontros serão no Posto de Saúde do Parque Andreense, na Rua Ibertioga, s/n, das 9h às 11h, e das 14h às 16h.

No dias 24, das 14h às 16h, será realizado o Trecking Ambiental Mirim, para crianças de 7 a 10 anos. A atividade envolverá a realização de uma divertida gincana ambiental na EFA Billings. E no dia 29, das 14 às 16h, é a vez do Trecking Ambiental Juvenil, para jovens de 12 a 14 anos. Nesta edição a divertida gincana ambiental acontecerá no Parque Nascentes de Paranapiacaba. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4439-5022.

A Expedição Manancial, uma visita monitorada destinada a crianças e adolescentes encerrará a programação no dia 26 de junho. A atividade, das 14h às 16h, abordará a questão dos recursos hídricos e a conservação das áreas de mananciais e contará com uma visita à EFA Billings, à Represa Billings, ao viveiro de mudas e a análise de água coletada pelos participantes durante a visita. O agendamento pode ser feito pelo telefone 4439-5022, ou pelo endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br.

A Escola de Formação Ambiental Billings é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsável pela administração da região de proteção e recuperação de mananciais de Santo André e Vila Ferroviária de Paranapiacaba. A cada mês, a escola organiza uma programação com oficinas, cursos, visitas pedagógicas e palestras.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes