Greve dos garis chega ao fim no ABC após nove dias

Prefeitos do ABC costuraram proposta nesta terça-feira no Paço de Santo André (Foto: divulgação)

Os coletores de lixo e garis do ABC começaram a voltar ao trabalho na noite desta terça-feira (31), após nove dias de paralisação. A categoria e as empresas entraram em um acordo mediado pelas prefeituras, que prevê reajuste de 9,5% para os profissionais.

O acordo foi firmado na tarde desta terça, em reunião dos prefeitos com representantes dos garis e das empresas de limpeza urbana. Os garis pediam 11,73% de reajuste, mas acabaram aceitando o aumento de 9,5%. O encontro aconteceu na prefeitura de Santo André.

Newsletter RD

O Siemaco ABC (Sindicato dos Empregados em Limpeza Urbana) calcula que a coleta estará normalizada na região em no máximo duas semanas. As cidades de Diadema e São Caetano são apontadas pela entidade como os dois municípios onde haverá maior demora para regularização da situação.

Ao mesmo tempo que ocorria a reunião no Paço de Santo André, acontecia uma nova audiência pública no Tribunal Regional do Trabalho, que acabou sem um consenso. A proposta feita pelos prefeitos e aprovada pelo Siemaco inclui também o cálculo do reajuste de 2016. A ideia é evitar que no ano que vem as cidades tenham que enfrentar uma nova paralisação. Ficou definido que os garis receberão em 2016 reajuste do INPC mais 1% de aumento real.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes