Reajuste de 9,83% deve colocar fim à greve dos garis

Coletores de lixo trabalham em rua do Centro de Santo André (Foto: Évora Meira)

A paralisação dos coletores de lixo e garis do ABC pode chegar ao fim nesta terça-feira (31), depois de nove dias de mobilização da categoria. A greve teve início no dia 23 e provocou caos em ruas e avenidas da região, que ficaram abarrotadas de resíduos.

Os prefeitos da região apresentaram para empresários e coletores uma sugestão de reajuste de 9,83%. O Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana) se mostrou disposto a aplicar esse índice. Resta agora o Siemaco ABC (Sindicato dos Empregados em Limpeza Pública) se pronunciar.

Newsletter RD

De acordo com o Siemaco, as empresas ainda não apresentaram oficialmente a proposta de 9,83%, portanto não há por enquanto previsão de assembleia para que o índice passe pelo crivo da categoria. O acordo deve sair em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho prevista para a tarde desta terça. A tendência é que os trabalhadores aceitem a proposta e decidam encerrar a greve.

Durante a semana passada a negociação ficou em um impasse: os trabalhadores pediam 11,73% e as empresas ofereciam 7,68% de reajuste – referente à inflação medida pelo INPC em 2014. O Tribunal Regional do Trabalho chegou a propor às partes um aumento de 9,5%, mas as empresas não aceitaram.

“Estamos mediando um reajuste pela inflação, mais um reajuste de aumento real de 2%. Vamos aguardar a manifestação. A palavra está agora com o sindicato dos trabalhadores e o sindicato das empresas”, afirma o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT).

Esquema emergencial
Independentemente do resultado da audiência, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) já preparou ações emergenciais para fazer a coleta nesta terça-feira. A promessa é que a situação estará normalizada neste dia. A autarquia informou que 30 caminhões compactadores, dez caminhões poli-guindastes, três máquinas pá carregadeiras e 15 caminhões basculantes se deslocarão nas vias para recolher os lixos, priorizando os resíduos hospitalares e os materiais orgânicos de feiras livres.

“A autarquia intensificará a limpeza na Estação Ipanema e na Estação Sacadura Cabral, além de realizar o recolhimento de resíduos em outros pontos estratégicos, como junto ao Córrego Cassaquera, Núcleo Ipiranga, Ruas Sorocaba (bairro Capuava) e Rua Arco Irís (Vila João Ramalho)”, diz a assessoria.

Fabiano Polaina, diretor de comunicação do Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo), criticou a iniciativa da Prefeitura andreense de coletar o lixo acumulado. “Eles estão furando a greve, que é um direito dos trabalhadores”, desaprovou Polaina. “Coletar lixo é um trabalho que exige cuidado e preparação, e isso os funcionários que estão a serviço da Prefeitura não têm. Eles não usam equipamentos adequados, nem mesmo luvas, e isso é um perigo principalmente para quem faz coleta de lixo hospitalar”.

O Semasa nega que os coletores que estão a trabalho durante a greve estejam em risco. “Os funcionários são os que já fazem a coleta normalmente, mas que não aderiram à greve”, informa a assessoria. “Temos também apoio de funcionários próprios que trabalham no Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa. E todos usam as luvas”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes