Shoppings do ABC participam da Hora do Planeta

Ideia é conscientizar sobre o uso responsável de energia

Neste sábado (28), a ONG WWF irá realizar mais uma edição da Hora do Planeta, campanha em que governos, empresas e cidadãos são convidados a desligar, por uma hora, luzes de residências e edifícios. Este ano, os shoppings Metrópole, Golden Square e ParkShoppingSãoCaetano participarão do evento, entre 20h30 e 21h30. 

Fábio Quintana, gerente de marketing do Golden Square, afirma que “a ação reduzirá os gastos de energia em até 1%”. As luzes da fachada do shopping serão desligadas e os lojistas também participarão da Hora do Planeta com o desligamento das luzes das vitrines. Quintana esclarece que o objetivo de tal ação é, justamente, incentivar a região a refletir sobre a causa. “Com as luzes externas apagadas, quem passa pelo Shopping vê e pode se instigar a participar também. Queremos chamar a atenção do público”, diz o gerente.

Newsletter RD

Viviane Laubré, assessora do Shopping Metrópole, afirma que iniciativa semelhante será tomada pela empresa. “As luzes das fachadas serão desligadas, pois assim se participa da ação e a segurança dos clientes não é comprometida”.

A assessoria do ParkShoppingSãoCaetano informou que os próprios lojistas decidiram pela adesão à campanha, sem nenhum contato oficial com a ONG organizadora. As vitrines de algumas lojas, assim, estarão apagadas no momento do ato. Em nota, a empresa afirma “não acreditar que as luzes apagadas por uma hora consigam economizar grande volume de energia, por isso enfocamos na conscientização”.

A WWF, no site oficial da Hora do Planeta, considera a campanha como um ato “simbólico” e não “se engaja” na medição da economia energética. Tal medida é uma das principais recomendações da organização para governos e empresas que se disponham a participar da campanha. Segundo a ONG, as luzes responsáveis pela segurança dos cidadãos não devem ser desligadas, apenas as de uso supérfluo.

A campanha

Criada em 2007, a Hora do Planeta realiza, anualmente, sempre no fim de março, a promoção do desligamento das luzes por uma hora, de forma a refletir sobre os atuais problemas climáticos. Pode-se participar individualmente da ação, mas a WWF sugere alguns cuidados.

De acordo com o site oficial da campanha, da mesma forma que empresas e governos não devem arriscar a segurança dos cidadãos, as residências também não devem desligar apenas luzes essenciais. “Mantenha acesas pequenas luzes da noite por segurança básica, especialmente em corredores e nas escadas”.

Quanto à substituição das luzes por velas, recomenda-se utilizar aquelas que sejam feitas de cera ou soja. “Elas são feitas de produtos naturais e não de materiais à base de petróleo, de modo que são efetivamente neutras”, diz a entidade. A campanha alerta para os cuidados com incêndios, aconselhando não deixar as velas acesas durante o sono, nem deixá-las sozinhas nos cômodos.

Mais informações em www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes