Greve dos garis chega ao quarto dia e situação nas ruas se agrava

Sacos de lixo foram parar em árvores em Mauá (Foto: Évora Meira)

As ações emergenciais adotadas pelas prefeituras do ABC para lidar com a greve dos coletores de lixo e garis não estão sendo suficientes para dar conta da demanda provocada pela paralisação dos profissionais. Os problemas causados pelo acúmulo de resíduos se intensificaram nesta quarta-feira (25), no terceiro dia de mobilização da categoria.

Esta quinta-feira (26) promete ser mais um dia de transtornos, porque a paralisação vai continuar. Não houve até agora nenhum avanço nas negociações, nem sinalização de nova proposta de reajuste por parte das empresas.

Newsletter RD

“Os patrões e os prefeitos estão preguiçosos”, reclama o presidente do Siemaco ABC (Sindicato dos Empregados em Limpeza Pública), Roberto Alves da Silva. “A população deve cobrar os prefeitos de cada município. O sindicato tem a disposição para negociar, mas as empresas fogem da negociação”. A categoria pede 11,73% de reajuste, o que elevaria o salário dos atuais R$ 1.115,00 para cerca de R$ 1.245,00. Os empresários ofereceram 7,68%.

A paralisação do ano passado, que durou uma semana, chegou ao fim depois de acordo costurado pelos prefeitos de Santo André, Carlos Grana (PT) e de Mauá, Donisete Braga (PT). De acordo com Grana, neste ano ainda não há acordo previsto.

“Estou acompanhando as negociações, fazendo esforço no sentido de buscar uma solução negociada. Estou torcendo para que se chegue a um entendimento. Estamos insistindo com sindicato patronal e coletores para que entre em um acordo, para não ficar uma situação insustentável”, afirma o petista.

Caos
Imagens captadas pelo RD mostram como o problema do acúmulo de lixo se agravou na região. Moradores de Mauá chegaram a pendurar sacos de lixo em árvores. Ruas e avenidas (principalmente em bairros mais distantes do Centro) têm acúmulos de resíduos, atrapalhando o trânsito de pedestres. As fotos são de Évora Meira. Confira:


Sacos de lixo pendurados em árvore na Vila Magini, em Mauá (Foto: Évora Meira)


Bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano (Foto: Évora Meira)


Sacos pendurados em árvores na Vila Magini, em Mauá (Foto: Évora Meira) 


Bairro Cerâmica, em São Caetano (Foto: Évora Meira)

Av. Capitão Mário Toledo de Carvalho, em Santo André (Foto: Évora Meira)


 Vila Magini, em Mauá (Foto: Évora Meira) 


GCM de São Caetano escolta caminhão que fazia coleta emergencial (Foto: Évora Meira)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes