Coletores de lixo do ABC preparam greve para segunda-feira

“Sentimos que a categoria está ainda mais firme do que no ano passado”, relata o presidente do sindicato, Roberto Alves da Silva.

Sem avanço nas negociações sobre reajuste salarial, coletores de lixo e garis do ABC ameaçam entrar em greve na próxima segunda-feira (23). A falta de acordo entre categoria e empresas resultou em paralisação de uma semana em abril do ano passado. Agora, a situação pode se repetir.

O Siemaco ABC, sindicato que representa os trabalhadores que atuam na limpeza pública, reivindica reajuste de 11,73%, mas as empresas ofereceram 6,5%. No último sábado (14) os trabalhadores decidiram, durante assembleia, entrar em “estado de greve”, que é último passo antes da paralisação.

Newsletter RD

Se nesta semana uma nova proposta não for apresentada, os profissionais vão cruzar os braços. A categoria é formada por cerca de 2.500 trabalhadores. “Sentimos que a categoria está ainda mais firme do que no ano passado”, relata o presidente do sindicato, Roberto Alves da Silva. “Está aberta inclusive a possibilidade para que as empresas negociem individualmente. A empresa que não quiser a greve que negocie à parte”. O índice de 11,73% pedido pela categoria inclui também reajuste no vale-refeição.

Caos
A greve do ano passado foi deflagrada no início de abril e durou uma semana. Ruas e avenidas ficaram cheias de sacos de lixo e munícipes foram obrigados a guardar resíduos em casa porque os coletores estavam de braços cruzados.

As prefeituras promoveram ações emergenciais para tentar aliviar o problema, principalmente nas regiões centrais de cada cidade. A greve prejudicou o funcionamento do aterro Lara, em Mauá, que recebe lixo de quase todo o ABC – com exceção de Santo André. São Caetano chegou a depositar lixo em um terreno contaminado das antigas Indústrias Matarazzo e foi multada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes