Resultado de licitação em Paranapiacaba sai este mês

A ideia é fomentar o turismo pedagógico para atrair a atenção de escolas nos demais dias da semana e durante todo o ano.

O final do processo de licitação para a restauração de diversas construções de Paranapiacaba está previsto para o final de março. Os obras demandarão investimentos da ordem de R$ 41 milhões, provenientes do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e envolvem oito projetos distintos. Paralelamente, a Prefeitura de Santo André busca alternativas que incentivem a visitação diária da Vila. A ideia é fomentar o turismo pedagógico para atrair a atenção de escolas e estudantes nos demais dias da semana e durante todo o ano, o que aquecerá a atividade econômica local.

Os recursos foram obtidos depois de o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovar os oitos projetos de restauro apresentados em 2013 pela Prefeitura. Na ocasião, a informação era de que a verba seria da ordem de R$ 42 milhões. “A redução do valor se deu porque, após sermos contemplados, fizemos o detalhamento do projeto executivo, que mostrou a necessidade de um valor menor do que o inicial”, explicou Ricardo Di Giorgio, secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.

Newsletter RD

Segundo Di Giorgio, a licitação está na fase de análise de documentação para ver se as empresas participantes atendem a todas as exigências. “Nossa expectativa é anunciar o vencedor nos próximos dias. Não vou precisar uma data, pois depende da conclusão das análises dos documentos. Mas acho que até o final do mês a gente já deve ter tudo detalhado e, quem sabe, com o cronograma de obras definido”, afirmou Di Giorgio.

Dos oito pacotes de licitação, cinco estão encaminhados e um fracassou porque a empresa interessada não estava habilitada para reconstruir o imóvel incendiado na região do Hospital Velho. Os restauros do campo de futebol e da antiga sede da Associação Recreativa Lyra da Serra (cine Lyra) ainda serão licitados. Os outros projetos visam restaurar e reformar galpões ferroviários (garagem das locomotivas, almoxarifado, oficinas de manutenção ), 242 imóveis da Vila Martin Smith (o que será feito por etapas) e a fachada da casa do engenheiro chefe (atual biblioteca).

Escolas

Única candidata do Estado a Patrimônio da Humanidade pela Unesco (órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Paranapiacaba precisa aproveitar seu potencial histórico e arquitetônico para aumentar o número de visitantes e, dessa forma, obter resultados econômicos melhores do que os atuais. O turismo pedagógico seria uma forma de atingir esse objetivo, pois a Vila de Paranapiacaba era importante ponto de operação da ferrovia, que possibilitou o crescimento de São Paulo e da região do ABC.

“A história do desenvolvimento industrial da região metropolitana passa por aqui. E não é só isso. Para o trem chegar ao Porto de Santos houve a necessidade de implantação de uma tecnologia inédita na época. Importante que os estudantes e pesquisadores possam conhecer tudo isso de perto”, explicou Di Giorgio.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes