Oposição derrota governo Grana e comanda principais comissões

O presidente da Câmara de Santo André, Ronaldo de Castro (PRB), diz que a composição das comissões foi decidida durante a eleição da nova Mesa Diretora.

Depois de ter emplacado a presidência da Câmara de Santo André no ano passado, os vereadores de oposição ao governo Carlos Grana (PT) conseguiram nova vitória nesta terça-feira (3), na primeira sessão ordinária do ano. Sem surpresas, os parlamentares fizeram mais uma vez valer a maioria oposicionista e dominaram as principais comissões da Casa.

A Comissão de Justiça e Redação será presidida pelo vereador Rautenberg (PTB) e terá ainda como integrantes Sargento Lobo (SDD) e Bahia (DEM). A Comissão de Finanças e Orçamento terá como integrantes Toninho de Jesus (SDD), que será o presidente, além de Luiz Zacarias (PTB) e Cosmo do Gás (PDT).

Newsletter RD

As duas comissões são cobiçadas porque são responsáveis por avaliar e dar parecer sobre cada projeto enviado pelo Executivo para a Câmara, antes de as propostas serem avaliadas em plenário. Em tese, o domínio das comissões por nomes oposicionistas pode dificultar a tramitação de projetos.

De acordo com o presidente da Câmara de Santo André, Ronaldo de Castro (PRB), essa composição foi definida ainda no ano passado, durante a eleição da nova Mesa Diretora. “Quando elegeu o presidente, que sou eu, eles já compuseram as comissões. Já estava tudo conversado”, explica. O grupo governista chegou a tentar participar das principais comissões, mas sem ter maioria na Casa, não obteve sucesso.

A promessa da oposição é agir com rigor na análise dos projetos do governo, mas sem atrapalhar a gestão. “Vai ser mais esmiuçado, embora todos os projetos que o governo mandou nos últimos dois também teve o mesmo critério, mas tudo foi aprovado”. Assim como acontece com a Mesa Diretora, a formação das comissões definida nesta terça-feira é válida pelos próximos dois anos.

Outras comissões
Os parlamentares governistas ficaram com as comissões consideradas menos importantes: Bete Siraque (PT) comandará a comissão de Educação e Cultura, que será formada ainda por Elian Santana (PROS) e Luiz Zacarias (PTB). A comissão de Cidadania e Direitos Humanos terá como integrantes Luiz Alberto (PT) [presidente], José Araújo (PMDB) e Montorinho (PT). Eduardo Leite (PT), vai presidir “Saúde e Meio Ambiente” e “Segurança Pública”.

A oposição vai comandar ainda a comissão de Desenvolvimento Urbano, presidida por Toninho de Jesus (SDD).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes