Quatro cidades já cadastram bilhete zero para estudante

A reportagem foi ao balcão da AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) e a informação é que não era possível fazer o cadastramento do benefício.

O primeiro dia de cadastramento do passe escolar no transporte municipal, para aquisição da gratuidade, foi bastante movimentado nos postos da região. A medida é uma das exigências definidas pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, em 14 de janeiro, que beneficia estudantes matriculados nas redes públicas e particulares de ensino básico, médio e superior reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Também estão incluídos os alunos matriculados em cursos profissionalizantes de nível técnico.

A intenção das sete prefeituras do ABC é que a tarifa zero para os estudantes entre em vigor já no primeiro dia de aula. Mas na rede particular as aulas já começaram e na pública retorna das férias dia 2 de fevereiro. É correr pra ver se dá tempo. Das sete cidades, apenas quatro – Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema – começaram nesta segunda-feira (26) o cadastramento.

Newsletter RD

Em Santo André, houve queixa por falta informação. “Estamos há duas horas esperando na fila, para recadastrar o cartão estudantil do meu filho, porém fomos informados que só será possível a partir de segunda-feira. O pior é que ele não consegue utilizar nem os créditos do cartão estudantil que pago meia, pois estão bloqueados. Terei agora de pagar condução durante uma semana e não me será ressarcido”, desabafou a dona de casa Cláudia Cristina Veiga, 49 anos.

A reportagem foi ao balcão da AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) e a informação é que não era possível fazer o cadastramento do benefício porque houve mudança de data sem aviso prévio, e que o cadastro seria feito a partir de segunda-feira, 2 de fevereiro. Contatada, a Prefeitura informou que o atendimento estava disponível e não apresentava problemas. O uso do benefício será permitido dia 2.

Cartão Legal

Em São Bernardo, foram realizados cerca de 45 cadastros para o benefício. Alunos acompanhados dos pais saíram da loja Cartão Legal com benefício cadastrado. Para o gerente, Mauro Novaes, o dia hoje foi tranqüilo, mas acredita que a partir da semana que o movimento seja maior. Quem compareceu na segunda-feira não reclamou. “Acabei de chegar, foi tudo muito rápido. Trouxe os papéis assinados pela diretoria da escola, entreguei e fiz o cadastramento em apenas 5 minutos”, disse Cláudia Regina, 41 anos, cabeleireira.

São Caetano prevê o início do cadastramento para a concessão do benefício na próxima semana. O Executivo remeteu para os departamentos jurídico e financeiro a alteração do decreto 9.739/2008, que concede 50% de desconto nas passagens de estudantes, e ainda aguarda o parecer para que a gratuidade passe a vigorar.

Em Diadema, de acordo com o site www.soudiadema.com.br, o cadastramento/recadastramento só será realizado após a definição das regras de funcionamento do passe livre, sem data marcada. Rio Grande da Serra também ainda estuda quando fará o cadastramento.

Ribeirão Pires dará início aos cadastramentos a partir de 2 de fevereiro. Para quem já possui o cartão, deverá aguardar maiores informações que serão disponibilizadas no site rigras.com.br.

Os interessados deverão apresentar documento de identidade, comprovante de residência, além de holerite no caso dos professores, nos postos estabelecidos por cada município, que manterá o critério atual de exigência ou não de taxa para cadastro. (Colaborou Kamila Marques)

Onde fazer o cadastramento ou obter informações:

Mauá – Loja do SIM localizada no Terminal Rodoviário Central
Santo André – AESA – av Industrial, 600, Conj 1C – (11) 4435-5408
São Bernardo – Cartão Legal – rua Mal.Deodoro, 769 – site www.cartaolegal.com – telefones 4332-2782 e 4332-2783.
São Caetano – Viação Pde.Eustáquio/VIPE – av. Paranapanema, 81 – Nova Gerty. Telefone: 4232-3328
Diadema – av. Presidente Kennedy, nº 287, Centro – telefone 0800.7712346
Ribeirão Pires – www.rigras.com.br – telefone 4827-4222
Rio Grande da Serra – informações na Prefeitura – tel.: 4820-8010

(Colaborou Kamila Marques)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes