Zé Dourado vai presidir Câmara de Diadema

Zé Dourado foi o último presidente da Câmara a ser eleito no ABC. (Foto: Divulgação)

Terminou nesta quinta-feira (18) uma das temporadas de eleições de Mesas Diretoras mais emocionantes dos últimos anos na região. O vereador José Dourado (PSDB) foi eleito presidente da Câmara de Diadema por 12 votos a 9, para felicidade do prefeito Lauro Michels (PV). Nos últimos dias a oposição chegou a conseguir maioria, mas o prefeito reverteu a situação e garantiu a vitória governista. Todos os Legislativos do ABC agora têm novos presidentes eleitos.

Marinho e o sucessor

Newsletter RD

A tradicional entrevista coletiva dos prefeitos no final da reunião mensal do Consórcio foi emblemática. Ficaram na mesa apenas o prefeito Luiz Marinho (PT) e Gabriel Maranhão (PSDB), o mais cotado para assumir o comando da entidade no ano que vem. Marinho faz mistério sobre se o nome do sucessor já está definido. “Definição talvez até haja, só não tem publicação da definição”, afirma. A escolha acontece em 12 de janeiro.

Serasa

Quase todos os municípios do ABC não honraram o compromisso de repassar parte do orçamento para o Consórcio Intermunicipal e vão fechar 2014 devendo para a entidade. Apenas São Bernardo e São Caetano pagaram em dia. As cidades inadimplentes devem total de R$ 3,7 milhões para o Consórcio. Marinho não quis revelar qual prefeitura está devendo mais.

Gilberto no SESI

Ao contrário do que estava sendo cogitado nos bastidores, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, não vai para o Instituto Lula. Ele deixará a Esplanada dos Ministérios para presidir o Conselho de Administração do Serviço Social da Indústria (Sesi), no lugar de Jair Meneguelli.

Balanço geral

Um dia depois de o prefeito de São Caetano ter feito balanço do ano em entrevista coletiva, será a vez do prefeito de Santo André fazer o mesmo. Carlos Grana (PT) fará na manhã desta sexta-feira (19) a última reunião de secretariado do ano e na sequência concederá entrevista para a imprensa.

Reeleição

Entre uma garfada e outra o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, durante coletiva de imprensa em hotel da cidade, falou sobre reeleição. O peemedebista diz que o assunto faz parte do dia a dia, mas que não é hora de se dedicar a ele. “Qualquer prefeito que tem direito ao segundo mandato pensa na reeleição. Ainda está cedo e por isso não falamos nada, mas todo político quer a reeleição”.

Eleição

No mesmo evento, Pinheiro falou sobre a eleição para presidente Consórcio Intermunicipal. Pinheiro lamentou que o prefeito de São Bernardo e atual presidente, Luiz Marinho, não irá continuar no cargo. “Todos vamos tentar a reeleição, por isso queríamos que ele continuasse para que não tivéssemos que trabalhar com as duas diretrizes, tanto eleitoral quanto do Consórcio”, afirmou.

Sem candidato

O prefeito, no entanto, desconversou quando questionado em quem votaria. Disse que a decisão será um consenso e isso só acontecerá em janeiro. Apenas afirmou que os cinco colegas, que assim como ele podem ser eleitos, são capazes para o cargo.

Verba

O governador Geraldo Alckmin liberou incentivos para investimentos culturais em bibliotecas de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá. Os recursos, da Secretaria de Estado da Cultura, são para modernização de acervos, equipamentos, instalações e infraestrutura para atender seus usuários.

O ausente

Saulo Benevides (PMDB) continua a fazer jus à fama de prefeito distante das discussões regionais. O prefeito de Ribeirão Pires não participou da reunião do Consórcio nesta quinta-feira.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes