Eder Xavier quer anular eleição na Câmara de São Caetano

Eder foi candidato a segundo secretário na chapa de Chico Bento, apoiado pelo governo Paulo Pinheiro

O vereador Eder Xavier (sem partido) promete acionar a Justiça para tentar anular a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de São Caetano, realizada nesta segunda-feira (15). Paulo Bottura (Pros) foi escolhido como presidente da Casa para o próximo biênio, derrotando o candidato Chico Bento (PP), apoiado pelo governo Paulo Pinheiro (PMDB).

Motivo
Eder considera que o processo de votação ocorreu de forma irregular por causa da situação do vereador Severo Neto de Oliveira, o “Severo e Amigos”, do PSB, que estava com o nome inscrito nas duas chapas. O parlamentar foi eleito terceiro secretário sem consentimento. “O vereador Severo logo no início dos trabalhos chamou a atenção da Mesa Diretora e deixou claro que não queria ser candidato. Não deram ouvidos e ele permaneceu na chapa contra sua própria vontade. Ele falou que não queria constar na chapa e mesmo assim foi eleito. Absurdo”, afirma Xavier, que é advogado. “Estamos providenciando para resolver isso na Justiça”.

Newsletter RD

Sem chance
Mesmo que a Justiça decida anular a eleição da Câmara de São Caetano – o que é improvável -, um novo processo de votação no Legislativo provavelmente daria o mesmo resultado: mais uma derrota do governo Paulo Pinheiro e a confirmação de Bottura como novo presidente da Casa.

Faca na garganta
Antônio de Pádua Tortorello, responsável pela articulação do governo Paulo Pinheiro com a Câmara de São Caetano, registrou boletim de ocorrência contra o vereador Chico Bento (PP). Pádua relata que, nesta terça-feira (16/12), o vereador Bento colocou uma faca em sua garganta exigindo explicações sobre sua derrota na disputa pela presidência da legislativo, vencida por Paulo Bottura (Pros). Frente a ameaça, Pádua pediu demissão do cargo.

ETA
O prefeito Carlos Grana (PT) participa nesta quarta-feira (17), a partir das 16h, da assinatura do contrato entre Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o consórcio que construirá a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. A expectativa é que a obra ajude o município a depender menos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e diminua problemas de abastecimento.

Vanesssa
A Justiça Eleitoral deferiu o registro de candidatura da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB-Mauá) e determinou que os 80.684 votos obtidos pela parlamentar na eleição deste ano sejam contabilizados. Com isso, a peemedebista se torna a sexta deputada eleita pelo PMDB-SP.

Balanço
Antes de passar o bastão para Ronaldo de Castro (PRB), o presidente da Câmara de Santo André, Donizeti Pereira (PV), fará um balanço do trabalho no comando da Casa nos últimos dois anos. O parlamentar vai conceder entrevista coletiva nesta quarta-feira para destacar os principais momentos da sua gestão e falar sobre o processo de sucessão do posto. Donizeti será o terceiro secretário da próxima Mesa Diretora, que terá Ronaldo de Castro presidente, Edson Sardano (PTB) vice-presidente, Almir Cicote (PSB) como primeiro secretário e Ailton Lima (SDD) como segundo secretário.

Carga pesada
O impostômetro da Associação Comercial de São Paulo vai alcançar nesta quarta-feira a marca de R$ 1,7 trilhão. Este é o valor estimado de tributos pagos pelos contribuintes em todo o país desde o início do ano. As cidades do ABC somam até agora R$ 9 bilhões em impostos arrecadados.

IPTU acima da inflação
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Ribeirão Pires terá reajuste de 12,5% em 2015. O percentual é o dobro da inflação registrada no período.

Dois anos seguidos
A administração Saulo Benevides utilizou o mesmo expediente em 2013, quando reajustou o imposto em 9% e a inflação do período foi de 5,7%.

Barbas de molho
O prefeito Lauro Michels confidenciou a assessores mais próximos extrema preocupação com a eleição do próximo presidente da Câmara de Diadema. Disse que se preciso irá recrutar a base aliada, até mesmo passar o dia todo com eles.

Idas e voltas
Tudo porque alguns vereadores não se decidem em quem votar. Já anunciaram estar junto com José Dourado, candidato apoiado por Michels, e em seguida dizem estar ao lado da oposição.

Vizinhos
Michels quer evitar surpresas como em Santo André e São Caetano, onde os indicados pelos prefeitos vizinhos, Carlos Grana e Paulo Pinheiro, respectivamente, viram seus apadrinhados naufragarem na tentativa de assumir os Legislativos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes