FGV revisa para cima previsão do IPC-S em novembro

A aceleração do grupo Alimentação entre a segunda e a terceira leituras do mês motivou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, da Fundação Getulio Vargas (FGV), a revisar a projeção para o dado fechado de novembro. Agora, a previsão do economista para o IPC-S do penúltimo mês deste ano é de inflação de 0,60%. “Só falta uma semana para fechar o mês, e certamente essa projeção de 0,50% está ultrapassada. A previsão está mais para perto de 0,60% e até mais um pouco. Infelizmente, a notícia desse IPC-S é a revisão para cima, neste momento em que não precisávamos disso”, admitiu há pouco em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, ao referir-se ao fato de que a pressão inflacionária segue elevada. Em novembro do ano passado, o IPC-S terminou o período em 0,68%.

Por enquanto, o economista mantém a expectativa de 6,40% para o IPC-S de 2014. Ele considerou, no entanto, que a estimativa poderá ser alterada para um número maior no dia 1º dezembro, quando a FGV divulga o dado fechado de novembro.

Newsletter RD

A classe de despesa de alimentos apresentou variação positiva de 0,66% na terceira quadrissemana do mês (últimos 30 dias terminados no sábado, 22), após ter marcado 0,52%. A aceleração foi impulsionada especialmente pelas hortaliças e legumes, que avançaram para 8,80% neste levantamento, depois de 6,72% na segunda medição de novembro. O IPC-S, por sua vez, ficou em 0,58% (de 0,50%).

“Alimentação era o que justamente estava segurando a revisão, já que os aumentos da gasolina e de energia elétrica eram esperados. A dúvida sempre ficava nos alimentos, principalmente os in natura”, avaliou. Picchetti lembrou ainda que, inicialmente, a projeção para o IPC-S era de alta de 0,40% para o fechamento do mês, mas que foi elevada, para 0,50%, depois do anúncio do reajuste dos combustíveis recentemente. Agora, está em 0,60%, com viés de alta.

De acordo com Picchetti, alguns itens alimentícios podem estar sofrendo com mais intensidade os reflexos da falta de chuva, o que tende a explicar a aceleração nos preços dos produtos e a perspectiva de novos aumentos à frente. No IPC-S da terceira quadrissemana de novembro, o economista citou como exemplo a variação de 47,60% da batata-inglesa. Segundo ele, nas pesquisas de ponta (mais recentes), a batata já está subindo mais de 70%. “Só a alta da batata-inglesa deu uma contribuição de 0,02 ponto porcentual no IPC-S da terceira quadrissemana”, contou. “Provavelmente alguns produtos estão sentindo os efeitos da estiagem. Não parecem ser movimentos de longo prazo, de safra”, completou Picchetti.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes